Crescimento na busca por Terapias Integrativas, Complementares e Naturopatia

Crescimento na busca por Terapias Integrativas, Complementares e Naturopatia

image


Cada vez mais as Terapias Integrativas passam a ser indicadas por médicos e especialistas em saúde e bem-estar em razão de sua alta eficácia, integradas no Sistema Único de Saúde desde 2006 com o apoio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Em 2018, o número de práticas disponíveis no SUS aumentou de 5 para 29, demonstrando um crescimento na busca por Terapias Integrativas dentro da área da saúde.
 
Continue a leitura e saiba mais.
 
LEIA TAMBÉM:

O mercado das Terapias Integrativas

Após 2018, com o aumento na oferta das Práticas Integrativas e Complementares no SUS, houve uma crescente demanda por profissionais capacitados para realizar tais tratamentos, aumentando, assim, o mercado para essa área. Somente em 2017, foram registrados cerca de 1,4 milhão de atendimentos individuais no Sistema Único de Saúde, resultando na capacitação de 30 mil profissionais em 2018.
 
Segundo dados levantados pelo Ministério da Saúde, as Terapias Integrativas estão presentes em mais de 9 mil estabelecimentos, divididos em 4.665 municípios e, até 2022, houveram cerca de 532 mil atendimentos individuais em práticas integrativas na rede pública. Já quanto atendimentos coletivos, o número aumentou de 13,4 mil, em 2021, para 15,6 mil até julho de 2022. Tais dados demonstram o aumento na procura por essas práticas no país e o crescimento exponencial do mercado das Terapias Integrativas.
 

O que a terapia alternativa pode tratar?

Enquanto práticas terapêuticas complementares aos tratamentos da medicina tradicional, a terapia alternativa conta com diversas técnicas visando o auxilio na prevenção e tratamento de inúmeras doenças, tais como depressão, ansiedade, hipertensão, síndromes musculoesqueléticas, insônia, enxaqueca, dores crônicas, além de ser requisitada para a promoção do autocuidado, oferecendo oportunidades, também, de socialização, quando realizadas coletivamente.
 
Outro caso onde as Terapias Integrativas são frequentemente indicadas é durante o período gravídico, desde o pré-natal, até o parto e puerpério pois, durante este período, a mulher deve evitar uso de fármacos para preservar o feto, assim, as práticas integrativas e complementares tendem a auxiliar possíveis problemas e desconfortos vividos durante tal momento na vida da mulher.
 

Como funciona a especialização em Terapias Integrativas, Complementares e Naturopatia?

São diversas as PICs a comporem o Sistema Único de Saúde, sendo todas adequadamente ensinadas na especialização em Terapias Integrativas, Complementares e Naturopatia. A Pós-graduação em Terapias Integrativas, Complementares e Naturopatia da USCS foi desenvolvida para oferecer aos alunos uma formação completa e atualizada, especializando os profissionais para atuarem fornecendo um atendimento ético e assertivo aos pacientes que buscam por essas práticas.
  
O programa é dividido em módulos que permitem ao aluno um aprofundamento de seus conhecimentos de forma progressiva, contando com uma carga horária extensa, tendo como principais objetivos o fornecimento de fundamentação teórica e aprimoramento técnico nas práticas integrativas e complementares.
 

Seja um Terapeuta Integrativo com a Pós USCS

Na Pós USCS você conta com uma especialização voltada para a atualização de profissionais que desejam atender às atuais necessidades da área da saúde, se capacitando para atuar com Terapias Integrativas objetivando oferecer aos pacientes um tratamento mais amplo.
 
Em uma universidade com mais de 56 anos de tradição, você encontrará o auxílio que precisa para se posicionar em um mercado de trabalho em constante mudança da melhor maneira possível. Aprimore seus conhecimentos na área da saúde com um ensino completo e atualizado com a Pós-Graduação em Terapias Integrativas, Complementares e Naturopatia, desenvolvida pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
 
O curso de Terapias Integrativas pode ser realizado presencialmente em São Caetano do Sul ou em São Paulo, e tem duração de 20 meses, com carga horária total de 400 horas. As aulas ocorrem mensalmente, aos sábados e domingos, das 8h às 18h.
 
Veja alguns destaques da nossa matriz curricular:
  • Aromaterapia;
  • Ayurveda;
  • Massoterapia;
  • Medicina tradicional chinesa;
  • Conceitos de Arteterapia;
  • E muito mais…
Atenda a um mercado em expansão com a Pós em Terapias Integrativas e dê um salto na sua carreira!
0800 767 8727 | (11) 2714-5699