O sol é essencial à saúde e pode evitar algumas doenças, por exemplo, o raquitismo em crianças e a osteoporose em adultos. Em longo prazo a falta ou a deficiência de vitamina D podem provocar doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
A vitamina D atua principalmente na saúde dos ossos e também na força muscular, a falta ou deficiência dela podem provocar um aumento do risco de osteoporose e conseqüentemente maior risco de fraturas. Em longo prazo a falta deste nutriente aumenta o risco de câncer de cólon, mama e próstata, doenças cardiovasculares, como hipertensão e diabetes.
Em pesquisa realizada pela Unifesp, foi verificado que em São Paulo 40% dos adultos e jovens estão com índice de vitamina D no corpo abaixo do ideal, nos idosos este número chega a 80%, Pios ainda é a situação dos idosos que moram em casas de repouso onde 80% tem falta ou deficiência, isso porque falta oportunidade das pessoas viverem ao ar livre.
Como todos sabemos o sol não é saudável para todos, principalmente pessoas que passaram por cirurgia bariátrica por conta da vitamina não ser absorvida adequadamente, e outros dois grupos que são: pessoas que usam anti convulsante e quem sofre câncer de pele, estes grupos devem tomar suplemento.
Os especialistas em medicina explicam que a vitamina D também está presente em alimentos, principalmente peixes de água fria, porém a quantidade não é suficiente.
Conheça nossos cursos de pós em Enfermagem
Curso de Enfermagem Cardiovascular