Nossas mãos são o meio transporte de milhões de micro-organismos. Quando aproximamos as mãos em qualquer objeto, as bactérias e até os vírus que estão ali, ficam em nossa pele e, ao longo do dia, vamos levando-os a outros objetos. É por isso que as mãos são agentes transmissores de doenças em potencial.
Pneumonia, otite, dor de garganta, asma, sinusite, sarampo, varicela, impetigo, eczema, sarna, micose, furúnculo, abscesso e conjuntivite. Sabe o que essas doenças tem comum? Todas elas podem ser transmitidas caso não se tenha uma boa higiene entre mãos e unhas.
A melhor maneira de evitar essa contaminação é higienizando-as frequentemente ao longo do dia, com água e sabão. É importante dar atenção no momento das refeições, as mãos devem estar devidamente lavadas antes que comecemos a comer qualquer coisa. No caso de não haver possibilidade de lavar, faça uso do álcool em gel.
A mania de roer as unhas além deixar suas mãos com aspecto feio, deixa as unhas quebradiças e pode ser o principal meio de ingestão de bactérias e sujeiras, o que pode causar algumas doenças. Uma boa maneira de acabar com esse vício é usar cremes bactericidas ou base transparente com sabor amargo, pois ao levar as mãos à boca e sentir o gosto ruim a pessoa pode ser desmotivada a roer as unhas e aos poucos perdendo esse vício.
É importante manter as unhas bem cortadas, lixadas e limpas. Os homens devem sempre ter seu próprio cortador de unha onde só ele usará e, assim como as mulheres podem dedicar-se semanalmente aos cuidados com as unhas. Um ponto importante para quem gosta de pintá-las: não deixe o esmalte descascar demais, pois algumas bactérias alojam-se nas partes descascadas, além de que enfraquece a unha e as deixam com aspecto desagradável, sempre que começar a sair retire-o.
Fica a dica de higienização também para as unhas dos pés também, do mesmo jeito que as unhas das mãos, porém, quando os cuidados com os pés são negligenciados, os fungos e bactérias alojam-se entre os dedos e nas unhas, onde decompõem células mortas dando origem ao mau cheiro tão incômodo e constrangedor e até as micoses na pele. Para tratar, é preciso tomar medidas simples como a limpeza diária e uso de produtos em spray nos sapatos e antissépticos para os pés.