Você sabe o que é Curadoria nas artes? Pela origem da palavra, “curar” significa, literalmente, o ato de “cuidar”, “zelar”, logo, a curadoria envolve diversas frentes. Quando em contexto cultural, a curadoria, em sua atuação, se responsabiliza desde o processo criativo e organizacional expositivo, até o processo de pesquisa e marketing de exposições.
Dentre as inúmeras atribuições do curados, a criação do catálogo expositivo também é de sua responsabilidade, devendo este profissional cuidar da redação de textos auxiliares sobre a exposição abordada. Todas essas atribuições colaboram para a função de preservação e exposição da cultura, logo, o estudo desta área é fundamental.
Continue a leitura para saber mais.
LEIA TAMBÉM:
- Museologia e museografia: Qual a diferença? Entenda no que consiste cada termo
- A importância da curadoria na atualidade: o que é um curador e o que a profissão engloba?
- Técnicas de divulgação para Eventos Culturais: Como atrair o público?
- Museus do Futuro: Digitalização e Diversidade Moldam Novas Experiências
- Curadoria de Museus: Como Superar Desafios Éticos e Preservar a Diversidade Cultural
A importância da curadoria na preservação do patrimônio cultural
A curadoria possui um papel fundamental no cuidado de todo o processo que envolve o museu, suas exposições e o patrimônio cultural, onde o profissional responsável por essa área pode atuar em exposições, fixas ou temporárias, ou mesmo atuar em instituições museológicas. É de atribuição do curador gerenciar as exposições existentes no museu, bem como gerenciar a formatação do mesmo, além de cuidar do funcionamento da instituição.
Quando em instituições, o responsável pela curadoria se responsabiliza por atividades destinadas a seleções expositivas, determinando o que deve ou não ser exposto, bem como é o principal agente na tomada de decisões de compras, doações a serem recebidas e organizações estipuladas para os itens dentro da instituição. Por ser o responsável pela função de “zelar” por algo, este profissional se torna fundamental na preservação do patrimônio cultural.
Museologia: Ciência essencial para a gestão e conservação de museus
A museologia moderna surgiu quando coleções, anteriormente organizadas em gabinetes, passam a integrar espaços específicos destinados a estas coleções, categorizando-as. Portanto, podemos compreender a museologia como uma área de atuação responsável por cuidar do design, da organização e gestão de museus, além de cuidar das exposições em todos os seus aspectos.
Assim, o museólogo, junto de sua equipe museal, é o profissional que atua mantendo a boa funcionalidade do museu, se atentando a todos os aspectos que condizem não somente com o papel funcional da instituição, mas com os aspectos que envolvem o público desta.
Desafios éticos na curadoria e museologia contemporâneas
São diversos os desafios éticos que o curador e o museólogo encontram na contemporaneidade. A curadoria possui o importante papel de decidir quais bens devem ser exibidos em uma exposição, como exibi-los e quais histórias contar. Tais processos estão frequentemente associados a dilemas éticos.
Um dos principais desafios neste trabalho, é o de representar justa e precisamente as culturas diversas, logo, é imprescindível que o curador esteja atento para evitar apropriação cultural, garantindo que as culturas sejam representadas de maneira autêntica e respeitosa.
Além disso, os curadores enfrentam o desafio de equilibrar a necessidade de proteger artefatos com a responsabilidade de torná-los acessíveis ao público. Isso inclui decisões sobre a conservação de peças frágeis, em contraposto a sua exibição pública. A ética na curadoria exige um compromisso com a transparência e a comunicação aberta sobre essas decisões, assegurando que o público entenda as razões por trás delas.
Seja especialista em Curadoria e na Gestão de Exposições!
Se você deseja se aprofundar nos estudos de museus para atuar na área como curador ou gestor de exposições, o Curso de Curadoria, idealizado pela renomada instituição Universidade Municipal de São Caetano do Sul, é a escolha adequada. Nesta Pós você irá adquirir um conhecimento ímpar sobre curadoria e museologia, além de se qualificar para gerir museus.
Além disso, na Pós-graduação em MBA em Curadoria, Museologia e Gestão de Exposições, você terá uma base aprofundada e atualizada para melhor se desenvolver na área cultural, contando com um ensino completo fornecido pelos profissionais mais capacitados do mercado.
Com uma flexibilidade e qualidade que só a Pós EAD da USCS oferece, o curso da Pós em Museologia é inteiramente online, à distância, contando com duração de 12 meses. A Pós tem carga horária total de 420h e tem como outros destaques na matriz curricular:
- História do colecionismo e da museologia;
- Museologia e gestão de museus;
- Mercado de artes, agentes, galerias e casas de leilão;
- E muito mais…
Aprimore seu conhecimento na área cultural com o MBA em Curadoria, Museologia e Gestão de Exposições e melhore sua atuação profissional.