Os desafios para a construção civil são muitos, principalmente com as novas demandas e o aumento populacional mundial. A exigência será mais enfática daqui a alguns anos, quando as estruturas urbanas serão melhores e preparadas para atender o êxodo para as grandes cidades. Tudo isso provoca um impacto direto no transporte, na alimentação e na energia, por exemplo.
Juntamente com todas essas demandas, é preciso que o setor de construção civil se adapte o mais rápido possível para atender esse mercado. Outro parâmetro a que as construções civis precisarão se adequar é o da sustentabilidade, pauta cada vez mais recorrente nos dias de hoje. A partir dos conceitos sustentáveis, a construção civil precisará aperfeiçoar sua produtividade, ampliando sua capacidade, economizando recursos e diminuindo custos.
VEJA TAMBÉM:
Você conheça a metodologia Six Sigma?
A engenharia econômica
As mudanças da tecnologia na era industrial 4.0
Mercado de engenharia em busca de novos profissionais
O mundo aos poucos vai se adaptando à sustentabilidade, e na construção civil já é possível ver uma grande variedade de materiais sustentáveis, seja aqueles que são reutilizados ou os com maior durabilidade. Todo o esforço voltado para a preservação da natureza é necessário e será cobrado dos profissionais da área.
Quais são os principais aspectos de uma construção sustentável
• Os profissionais responsáveis pela obra precisam pensar em seu projeto em longo prazo: qual é o impacto dele na natureza?
• É preciso pensar de forma mais responsável sobre o uso dos recursos naturais.
• Procurar alternativas de materiais e técnicas que sejam mais sustentáveis.
• Fazer gestão de resíduos, sejam eles quais forem. Esse é um bom caminho para diminuir o impacto das obras no meio ambiente.
Conheça a nossa Pós-Graduação em Engenharia Civil: Sistemas Construtivos de Edificações: https://bit.ly/2I7D14G