A acne é um problema muito comum entre adultos e adolescentes. Não afeta a saúde, mas a autoestima, em razão das pequenas erupções que surgem na pele, causando algumas vezes manchas e cicatrizes. Isso ocorre devido à obstrução dos folículos pilosos da pele (poros) por células mortas e sebo, deixando a pele à mercê de bactérias que geram inflamações.
Existem alguns fatores que podem agravar a manifestação da acne, entre eles, o consumo excessivo de produtos lácteos e de carboidratos como pão, batata e biscoito. Além disso, alguns remédios também podem contribuir para a obstrução dos poros, como corticoides e andrógenos à base de lítio.
Alguns cuidados com a pele podem ser tomados a fim de amenizar a acne, tais como:
Cenoura: uma pasta de cenoura sobre as áreas afetadas pela acne pode contribuir para solucionar o problema. As cenouras são ricas em vitamina A, que deixa a pele mais saudável. O ideal é limpar a cenoura, descascá-la e cozinhá-la com a menor quantidade possível de água, e passar nos locais em que há espinhas.
Alho: o alho contém enxofre, e esta é uma das substâncias mais eficazes para combater as espinhas. É recomendado que se esfregue sobre as espinhas, diversas vezes por dia, um dente de alho partido ao meio e cru.
Pepino: existem diversas marcas de cosméticos que produzem pastas de pepino para acne, mas é possível fazer uma pasta caseira. Descasque o pepino, retire as sementes e bata no liquidificador. O pepino é rico em acido ascórbico (vitamina C), um antioxidante que ajuda a reparar a pele.
Aloe vera: é utilizado há anos para tratamento da acne. O recomendado é cortar as astes da planta e aplicar a poupa nas áreas lesionadas pela acne.
Mel: o mel também é utilizado há anos para tratar a acne. Aplicá-lo puro sobre a pele e deixá-lo por 15 minutos pode proporcionar melhora, pois o mel age como antimicrobiano, reduzindo o crescimento de bactérias, equilibrando o ph da pele e hidratando-a.