O mercado da beleza está passando por uma transformação significativa, onde a desconstrução de estereótipos e padrões tradicionais tem se tornado uma prioridade.
Neste contexto, Ruth Manoel, Expert em diversidade e inclusão no Grupo Boticário, nos mostra como a comunicação mais representativa e a valorização da diversidade são fundamentais para promover uma imagem mais inclusiva e autêntica.
Neste artigo, desafiamos cada profissional do mercado — inclusive você — a adotar novos padrões de gestão comprometidos com a diversidade e a inclusão. Acompanhe!
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A Evolução dos Padrões de Beleza
Os padrões de beleza que conhecemos hoje são o resultado de uma longa trajetória histórica, influenciada por diversos fatores culturais, sociais e econômicos. No entanto, é importante reconhecer que esses padrões são construções sociais e que podem gerar uma distorção daquilo que é considerado belo na sociedade. Por isso, é essencial questionar esses padrões e promover uma comunicação mais representativa.
O Papel do Mercado de Beleza na Promoção da Diversidade
O mercado de beleza tem a missão de oferecer uma evolução na forma como a beleza é representada. Isso pode ser feito através de campanhas publicitárias, oferta de produtos e políticas internas que valorizem a diversidade em todas as suas formas. A inclusão e a representatividade não devem ser apenas uma tendência passageira, mas sim uma prática constante das empresas que buscam se manter sustentáveis e relevantes no mercado.
Diversidade nos Cargos de Gestão
Para promover a desconstrução de estereótipos de beleza, é fundamental que haja diversidade nos cargos de gestão das empresas do mercado de beleza. Isso significa garantir a equidade de gênero, racial, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e geração 50+ em todas as áreas da organização, desde a liderança até as equipes de comunicação e marketing.
Concorda com isso o artigo publicado pelo Sebrae afirmando que a diversidade e inclusão estão no radar do mercado de beleza. O artigo traz a contribuição de Amanda Caridad, analista sênior de Beleza e Cuidados Pessoais para América Latina da Mintel (empresa global de pesquisa de mercado) que diz que “costumamos dizer que a beleza inclusiva não será apenas uma opção, será mandatória. Então, é muito importante que as marcas se movam e ajudem esses consumidores a se sentirem representados”.
Iniciativas de Inovação e Compromisso com a Diversidade
Empresas do mercado de beleza estão assumindo compromissos concretos com a diversidade e a inclusão. Por exemplo, o movimento "Diversa Beleza" busca garantir que a comunicação das marcas represente a população brasileira de forma autêntica e sem estereótipos. Além disso, iniciativas como o projeto social "220 Vults" e a parceria com o instituto "Vozes da Periferia" visam potencializar os talentos das periferias e democratizar as oportunidades no mercado de beleza.
Outro exemplo vem da L’Oréal, conhecida pela sua liderança mundial no mercado da beleza, a empresa tem se destacado para além da esfera dos negócios pelo seu forte compromisso com a Diversidade, Sustentabilidade, Inovação e Ética.
A L'Oréal busca espelhar a diversidade em todos os aspectos do negócio, seja através dos seus times, seus produtos, sua comunicação e no seu impacto social. Por meio da Diversidade, Equidade & Inclusão, a Companhia atua em 5 pilares: Étnico-social, Pessoas com Deficiência, LGBTQIA+, Gênero e Gerações.
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