O suco de babosa é rico em nutrientes, contando com propriedades medicinais voltadas para a regeneração e antioxidação. Feito a partir da planta Aloe Vera, é utilizado como alimento funcional para o tratamento de inúmeras doenças e questões que possam afetar a saúde; seus minerais, além de hidratar e promover a formação do colágeno na pele, são muito requisitados para tratamentos diversos.
Buscando conhecer os benefícios do suco de babosa? Continue a leitura e saiba mais!
LEIA TAMBÉM:
- Impacto da Terapêutica na Saúde Mental: A Relação Entre Alimentação e Bem-estar Psicológico
- A Importância da Nutrição Antes e Depois da Cirurgia Plástica
- Nutrição Esportiva em Foco: Maximizando o Desempenho Pela Ciência e Alimentação
- 8 Alimentos Excelentes Para Indicar em Cardápios Nutricionais
- Nutrição Clínica: o que é e como atuar na área?
Para que serve o suco de babosa?
O suco de babosa é realizado a partir das folhas da planta Aloe vera, conhecida popularmente como “babosa”, uma potente planta medicinal que pode ser utilizada para o tratamento de diversas questões. A babosa é rica em vitamina A, vitamina C e minerais com propriedades antioxidantes, prebióticas, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, sendo buscada, principalmente, por sua atuação hidratante para cabelo e pele.
Essa medicina alternativa conta com a aloína, um composto que há no látex presente na casca da folha. Esse composto atua como um poderoso laxante, antioxidante e anti-microbiano, entretanto, a aloína pode ser altamente tóxica quando ingerida em altas quantidades.
Conhecida pelos egípcios como “planta da imortalidade” por promover “milagres” ao organismo, o suco de babosa possui inúmeros benefícios medicinais. Conheça alguns:
1. Excelente para curar úlceras estomacais e intestinais
Ao estimular a secreção de enzimas digestivas e neutralizar os ácidos estomacais, o suco de babosa auxilia no tratamento de refluxo gástrico e gastrite. Por sua atuação anti-inflamatória, também age em auxílio da diminuição da azia e no combate às úlceras estomacais, impedindo o crescimento de tais. Além disso, o suco de babosa colabora significativamente no tratamento da síndrome do intestino irritável.
2. Fortalece o sistema imunológico
Por ser rica em vitamina C, flavonoides e taninos, a babosa possui efeitos antioxidantes e imunomoduladora, fortalecendo o sistema imunológico e promovendo a saúde e bem-estar do indivíduo que consome o suco de babosa.
3. Possui capacidade antiviral, antifúngica e antibacteriana
O suco de babosa possui alta capacidade antiviral, antifúngica, antibacteriana e antisséptico, atuando na cicatrização de feridas, tratamento de queimaduras e até mesmo pode auxiliar no cuidado de psoríase, herpes e candidíase.
4. Reduz o colesterol mal (LDL)
Por ser abundante em antioxidantes, o suco de babosa evita a oxidação das células de gordura, amenizando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, assim, prevenindo problemas maiores de saúde tais como infarto e derrame.
5. Ajuda no controle da diabetes
A babosa atua, diretamente, no controle da diabetes pois contém flavonoides, aloína e vitamina C, todos antioxidantes que visam a melhoria das funções do hormônio da insulina. Dessa forma, o suco de babosa consegue equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, o suco de babosa também pode ser altamente benéfico para outras questões, como por exemplo:
- Estimular a produção de flora intestinal bacteriana;
- Eliminar rapidamente toxinas e substâncias indesejáveis do organismo;
- Evitar acidez, uma vez que fornece agentes alcalinos ao organismo;
- Atuar como coadjuvante nas dietas de emagrecimento; e
- Regular o nível de açúcar no sangue.
É importante se atentar antes de ingerir o suco de babosa sem a recomendação prévia de um especialista pois, estudos apontam não ser seguro a ingestão deste suco com preparo caseiro pois pode ser altamente tóxico.
A parte amarela da babosa, responsável por abrigar o látex, pode estar diretamente relacionada ao surgimento do câncer de cólon, logo, quando preparado de maneira inadequada, tal medicina natural pode causar dores abdominais, vômitos, diarreia, problemas no fígado além de reduzir o potássio do sangue. Por isso, o mais indicado é sempre consultar um médico especialista antes de utilizar alguma planta medicinal.
Conheça mais sobre Alimentos Funcionais
Se você é profissional da área de Nutrição e deseja ir além em suas práticas profissionais, a Pós-Graduação em Nutrição Clínica Avançada: Metabologia, Terapêutica Nutricional e Dietoterapia, idealizada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, é a escolha ideal. Aqui, você se qualifica para atender casos clínico mais complexos, adquirindo um conhecimento aprofundado sobre Alimentos Funcionais para melhor auxiliar seus pacientes.
A Pós USCS tem os profissionais mais capacitados na área compondo o corpo docente, prontos para, com abordagem teórica e prática, te auxiliar a se firmar no mercado de Nutrição Clínica especializada e avançada.
A Pós em Nutrição Clínica Avançada é à distância, contando com a flexibilidade que você precisa para adequar seus estudos a sua rotina diária e pode ser realizada entre 12 e 18 meses, com uma carga horária total de 420h de muito aprendizado.
Veja alguns destaques da nossa matriz curricular:
- Metabolismo, Bioquímica e Imunonutrição;
- Avaliação Nutricional e Aprimoramento;
- Suplementação Nutricional e Fitoterapia na Saúde;
- Nutrição e Estética na Saúde da Mulher;
- Nutrição Humana;
- Fisiopatologia, Prevenção e Tratamento Nutricional;
- E muito mais…
Não perca tempo adiando seu futuro e conheça a Pós-Graduação em Nutrição Clínica Avançada: Metabologia, Terapêutica Nutricional e Dietoterapia. Aqui você encontra a chance que sempre quis de promover a diferença na vida de seus pacientes. Vem pra USCS!