Economia Prateada: Entenda o potencial econômico da terceira idade

Economia Prateada: Entenda o potencial econômico da terceira idade

image


No panorama mundial, o processo demográfico vivencia uma transição irreversível que prevê a crescente da população idosa. Ao passo que as taxas de fertilidade tendem a diminuir, o número de pessoas com 60 anos ou mais aumenta, devendo atingir cerca de 2 bilhões até 2050. Com o aumento da população idosa, a economia prateada passa a assumir certa posição de destaque no mercado, demandando por novas soluções para integrar esse público em uma sociedade automatizada.
 
Para descobrir o que é a economia prateada e quais são as demandas desse mercado, continue a leitura!
 
LEIA TAMBÉM:

O que é economia prateada?

A economia prateada compreende o mercado voltado para o público sênior, da terceira idade, sendo um segmento econômico que visa atender a esse público focalizando nas necessidades e desejos da população com 50 anos ou mais. Tal segmento abrange produtos e serviços adquiridos por esse grupo populacional e se pautam nas atividades econômicas geradas pelos gastos destes.
 
Mundialmente, segundo dados levantados pelo World Data Lab, a economia prateada movimenta cerca de 15 trilhões de dólares anualmente, assumindo a posição de terceira maior atividade econômica global. Já no Brasil, segundo dados do Sebrae, o público da terceira idade é responsável por 20% de todo o consumo nacional. Assim, é sabido que essa economia tende a crescer cada vez mais, em razão da inversão da pirâmide etária.
 

Panorama da longevidade no Brasil e no Mundo

No ano de 2022, o público sênior atingiu a marcação de 32.113.490, totalizando 15,6% da população brasileira). Esse resultado compreende um aumento de 56% em comparativo a 2010, segundo apontado pelo Censo do IBGE de 2022; tal valor expressivo reforça a necessidade em se integrar a tecnologia visando a inclusão social de indivíduos com 60 anos ou mais.
 
Em um mundo onde a expectativa de vida se encontra em crescimento constante, torna-se imprescindível o desenvolvimento e aplicações de soluções tecnológicas inovadoras que atendam as necessidades da terceira idade para que estes indivíduos tenham melhor qualidade de vida.
 

Potencial econômico e mercadológico de oportunidades voltadas aos idosos

Um dos fatores que coloca os idosos em posição de destaque no mercado econômico global é que grande parte deste público conta com renda própria. Em pesquisa do Estúdio Eixo, sobre o público feminino maduro brasileiro, constatou-se que 86% das mulheres com mais de 55 anos possuem fontes de renda e, entre mulheres com mais de 75 anos, tal número sobe para 93%.
 
A terceira idade compreende o público com mais dinheiro disponível para gastos, sendo, globalmente, o grupo considerado com maior patrimônio líquido coletivo e com maior potencial consumidor. No Brasil, segundo dados levantados pelo IBGE referentes ao ano de 2022, a população sênior movimentou cerca de R$ 1,6 trilhões, demonstrando a potência da economia prateada.
 

Possibilidades de carreira voltadas à inovação para a terceirada idade

A Gerontecnologia aparece como possibilidade de carreira destinada à inovação pensada para o público da terceira idade, sendo igualmente uma solução em um contexto social onde a longevidade encontra aumento exponencial. 
 
A Gerontecnologia possui um papel fundamental na promoção do envelhecimento saudável, ativo e engajado por meio da promoção de soluções tecnológicas que visam atender as necessidades de uma população idosa. Dessa maneira, os idosos conseguem manter suas autonomias por mais tempo, ao mesmo tempo em que a Gerontecnologia auxilia na diminuição da carga existente sobre os cuidadores e sistemas de saúde.
 
É necessário se atentar ao potencial econômico da população idosa pois, uma vez que mais soluções se voltam para este público, passa a ser possível o desenvolvimento de um país mais inclusivo e preparado para o enfrentamento dos desafios do envelhecimento. O futuro está na economia prateada e, por conseguinte, na Gerontecnologia.
 

Como se especializar em Gerontecnologia?

Se você deseja se tornar um especialista em Gerontecnologia e se inserir no mercado da economia prateada, conheça a Pós-graduação em Gerontecnologia: Inovação em Longevidade, uma especialização inovadora. Esse curso visa oferecer aos alunos uma formação sólida e atualizada no tema, tão fundamental para os dias atuais.
 
Sob a coordenação da especialista e empreendedora em tecnologia assistiva, Doutora Maria de Mello, o curso de Gerontecnologia se destaca por seu conteúdo inovador e pela qualidade dos professores, todos com ampla experiência na área. Os alunos terão a oportunidade de aprender com os melhores profissionais do mercado, garantindo uma formação de excelência.
 
A Pós em Gerontecnologia tem duração de 12 meses, com carga horária total de 360 horas. Confira alguns destaques da nossa matriz curricular:
  • Empreendedorismo Social;
  • Design para pessoas idosas;
  • Fundamentos de inovação;
  • Desenvolvimento de produto gerontecnológico;
  • E muito mais…
Aproveite a oportunidade de se capacitar em uma das áreas mais promissoras do futuro. Se você quer fazer a diferença na vida dos idosos, conheça agora mesmo a Pós-graduação em Gerontecnologia: Inovação em Longevidade da Pós USCS.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699