Em 30 de julho, foi inaugurada em Maceió uma estátua da psiquiatra Nise da Silveira. A escultura foi feita pelo artista plástico Léo Santana. A alagoana é uma grande referência da psiquiatria brasileira e fez história com seus estudos e ações voltadas para a humanização do tratamento psiquiátrico.
Nise da Silveira: luta antimanicomial
Nise é uma figura de suma importância para a psiquiatria brasileira. Ao longo de sua trajetória, lutou em prol de ações mais humanizadas em relação a pacientes psiquiátricos. Sua postura completamente contrária ao uso de eletrochoques, técnica muito utilizada em sua época, fez de sua atuação profissional uma referência e tornou-a pioneira na utilização de atividades recreativas para o tratamento de distúrbios psíquicos.
Em sua homenagem, existe também o Museu do Inconsciente no Rio de Janeiro e o filme Nise - o coração da loucura, dirigido por Roberto Berliner. Agora, sua estátua recém-inaugurada entra para a lista de homenagens que irão eternizar essa grande personalidade da psiquiatria no país.
Iniciativa da prefeitura
Antes da estátua de Nise, outras três foram inauguradas: Graciliano Ramos, Aurélio Buarque de Holanda e Paulo Gracindo já tinham sido eternizados em Maceió. A ideia da prefeitura é resgatar a história de alagoanos que foram importantes para a história do Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Quem foi Nise da Silveira?
Psicologia e a aprendizagem
Psicologia na educação
Nise da Silveira e seu estudo são um dos grandes pilares do curso de Pós-Graduação em Arteterapia da USCS. A arteterapia é um método terapêutico que colabora para a expressão do inconsciente por meio das diversas ferramentas utilizadas e do olhar simbólico ao conteúdo manifesto. Saiba mais informações sobre essa especialização: https://bit.ly/2VuYdon
Fonte: https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2019/07/30/escultura-que-homenageia-nise-da-silveira-e-inaugurada-em-maceio.ghtml