O Parkinson atinge cerca de 200 mil brasileiros, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). A doença tem causa desconhecida pela ciência e para o seu tratamento, ou melhor, o controle é feito através do uso de medicamentos, já que não há cura.
O que é o mal de parkinson?
O mal de Parkinson é uma doença degenerativa que afeta, principalmente, as funções motoras do corpo. Entre seus sintomas estão os tremores de repouso, movimentação lenta, rigidez dos músculos, dificuldades para caminhar, déficit de equilibro e instabilidade na postura.
Mas, engane-se que pensa que há apenas sintomas físicos, é possível detectar déficit de cognição, problemas na capacidade de planejamento de movimentos e ações e déficiti de memória. Por isso, é importante que o paciente com parkinson não faça o tratamento apenas com medicamentos, e sejam feitos treinamentos cognitivos, neuromodulação e a realidade aumentada podem servir como auxílio.
Já a fisioterapia pode ajudar no tratamento também, proporcionando uma melhora no estado físico, restaurando a capacidade do paciente na realização de atividades cotidianas.
Benefícios da fisioterapia para as pessoas que tem Parkinson:
• Reduz as limitações funcionais que são causadas pela rigidez muscular;
• Prevenção de contraturas e deformidades;
• Melhora o equilíbrio, marcha e coordenação;
• Melhora a capacidade física e pulmonar.
E para quem já é graduado em fisioterapia e quer começar uma pos graduacao, que tal conhecer os cursos que oferecemos. Tem curso de especialização para todos os gostos. Quer saber mais, então, conheça: https://goo.gl/HWfcSW