Futuro da Aeronáutica: Embraer revela primeiro modelo de jato autônomo do mundo

Futuro da Aeronáutica: Embraer revela primeiro modelo de jato autônomo do mundo

image

*Imagem ilustrativa
 
Durante a National Business Aviation Association, a Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, divulgou um projeto que visa revolucionar o conceito de avião voltado para passageiros. Tal aeronave seria controlada por inteligência artificial, sem contar com a presença de pilotos humanos, aumentando o conforto dos passageiros em razão da maior espacialidade existente no projeto.
 
Para conhecer mais sobre o projeto da Embraer que pretende revolucionar o mundo da aeronáutica, continue a leitura.
 
LEIA TAMBÉM:

Aeronave sem piloto: Fato ou fake?

FATO: A empresa brasileira de aeroespaço, Embraer, responsável por fabricar aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares anunciou na National Business Aviation Association (NBAA), em Orlando, nos Estados Unidos, um projeto inovador que pretende revolucionar o mundo dos aviões. O novo conceito de avião, inteiramente autônomo, sem piloto humano, sendo controlado por inteligência artificial (IA) marca uma nova fase no mercado das aeronaves.
 
Apesar de não estar em processo de fabricação, o projeto permanece em estudo, abrindo a possibilidade futura para que passageiros passem a ocupar o local destinado à cabine da aeronave. Esse projeto tem grande relevância para a área pois, por contar com opções de propulsão por combustível sustentável, eletrificação ou mesmo hidrogênio, pode ser uma alternativa para a diminuição de poluentes aéreos e preservação do meio ambiente.
 
A maior dificuldade vivenciada pela Embraep, até o presente momento, foi a questão levantada sobre os riscos que um jato sem a presença de um piloto humano poderiam trazer para a vida dos passageiros, considerando os limites existentes para a tecnologia e inteligência artificial. Entretanto, o projeto surgiu visando inspirar empresas aéreas ao redor do mundo, mostrando novas possibilidades para este mercado.
 

Como é o jato futurista por dentro?

Quanto à estruturação do jato futurista, por poder contar com a inteligência artificial assumindo o controle da pilotagem, o design da aeronave conseguiria ser alterada por completo, oferecendo aos passageiros maior conforto em razão de uma maior espacialidade disponível.
 
No projeto desenvolvido pela Embraer, o interior do jato seria dividido em três zonas pois, uma vez que sem a cabine do piloto, seria possível o desenvolvimento de áreas mais espaçosas destinadas ao lazer. A ideia da aeronave apresentada também conta com janelas interativas, sensíveis ao toque, que irão oferecer aos passageiros uma experiência inovadora, podendo estes acompanhar a visão externa, bem como acessar todo tipo de informação.
 
Buscando a sustentabilidade para alinhar o mercado aéreo com as metas globais de redução de emissões de carbono, os motores nas asas, neste projeto, são realocados de modo a ficarem verticais, com suas entradas de ar acima e nas laterais da fuselagem.
 
Ainda que exclusivamente no plano das ideias e sem planos imediatos de produção, a Embraer reforçou que o principal objetivo do projeto é apoiar e inspirar o desenvolvimento inovador no setor aeroespacial. Ao unir tecnologia e sustentabilidade, a Embraer pode se tornar pioneira na criação destes modelos de avião para passageiros, pilotados por inteligência artificial.
 

Novidades na aeronáutica

Se você se interessa por novas tecnologias, métodos, técnicas, logística e planejamento da manutenção em Aviação Civil, a Pós-graduação EAD em Gestão de Manutenção com Ênfase em Aviação, desenvolvida pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, é a alternativa ideal para que você se mantenha atualizado nas maiores inovações do setor.
 
Em uma universidade com mais de 55 anos de tradição, você irá contar com os melhores profissionais do mercado compondo o corpo docente, prontos para oferecer um ensino atualizado e de qualidade sobre a aeronáutica, oferecendo a oportunidade de um aprofundamento profissional na área.
 
O curso é inteiramente à distância, podendo ser realizado entre 12 e 18 meses, além de contar com carga horária total de 420h. Confira alguns destaques da matriz curricular:
  • Gestão do transporte aéreo na aviação;
  • Gestão da produção e cadeia logística;
  • Planejamento e controle da manutenção;
  • Aviação Civil;
  • Conhecimentos técnicos em aeronáutica.
Conquiste melhores oportunidades profissionais com a Pós-graduação EAD em Gestão de Manutenção com Ênfase em Aviação e transforme sua carreira em aeronáutica!
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699