
A gastrite é uma inflamação que afeta o revestimento do estômago, podendo ser aguda (quando é passageira) ou crônica (quando persiste por meses ou até anos). As causas da gastrite podem ser o uso prolongado de certos medicamentos, infecção pela bactéria Helicobacter pylori, estresse excessivo, ingestão de bebidas alcoólicas e refluxo.
Entre os sintomas estão dor abdominal, acompanhada de azia ou queimação, vômitos, perda de apetite e até o sangramento digestivo. Um dos fatores determinantes para melhora ou piora dessa condição é a alimentação.
Dicas para melhorar
As frutas não ácidas como o mamão, a banana, maçã, pera, goiaba, melão são indicadas, assim como seus sucos. Chá de hortelã e alecrim também são poderosos aliados contra a gastrite, pois ajudam na digestão e diminuem a acidez estomacal.Legumes e verduras refogadas, como o brócolis, cenoura e o chuchu também são ótimas na prevenção e combate a gastrite, você pode coma sem medo. Outros alimentos indicados também são iogurte, gelatina, água de coco, ovo, batata.
O que se deve evitar
Evite os alimentos ácidos como o limão, abacaxi, acerola, kiwi, laranja, assim como os condimentos industrializados como ketchup, mostarda, molhos especiais, molho de tomate. Frituras, doces, refrigerantes, café, chocolate e álcool também devem ser abolidos da dieta de quem quer evitar o problema e, principalmente aqueles que já foram acometidos pela gastrite ou que apresentam crises.
No entanto, não é toda dor no estômago que pode ser um indicativo de gastrite. O ideal é procurar um médico caso ocorra e persistam os sintomas, pois somente com o diagnóstico de um profissional é possível escolher o tratamento correto para a solução do problema.