A Gestão de Projetos se trata da prática de organizar e executar o trabalho de maneira mais eficiente, auxiliando a equipe no processo de tornar suas atribuições mais eficazes. Deste modo, o gestor de projetos é aquele profissional que se responsabiliza pelas cinco fases de um projeto, sendo elas a iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento.
Para melhor conduzir o projeto, obtendo maior eficiência, o gestor deve possuir conhecimento sobre as diversas ferramentas de gestão, bem como deve dispor de competências e habilidades técnicas e pessoais.
Quer saber quais são as competências essenciais que líderes de sucesso devem ter? Continue a leitura!
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Habilidades de comunicação é a chave para o sucesso
A comunicação efetiva é uma das principais competências para uma boa gestão de projetos, sendo de extrema importância para a existência de uma colaboração eficaz. Os gestores que desejam desenvolver habilidades de comunicação devem, a princípio, praticar a transparência, sendo honestos com sua equipe. Para isso, é necessário haver confiança de ambos os lados e, para conquistar tal segurança, é importante criar um ambiente onde seja possível haver debate amigável.
Além disso, para ser um bom comunicador, é necessário que o gestor estabeleça diretrizes de comunicação com sua equipe. Visando auxiliar em tal processo, o profissional pode contar com o apoio de diversos softwares de comunicação, tais como e-mails, Slack e ferramentas de gestão do trabalho.
Liderança Eficaz: Competências essenciais para gerentes de projetos bem-sucedidos
Um bom gestor de projetos é um líder, mesmo que não se considere um, pois sua equipe de projeto precisa de uma figura para assumir a liderança, que irá oferecer orientações e apoio. Portanto, para desenvolver habilidades de liderança, o gestor precisa praticar abordar as situações com empatia e compreensão, reunindo sua equipe e auxiliando no processo de fomentar o trabalho em equipe e a colaboração. Dentre outras competências essenciais para que o gerente de projetos seja um líder bem-sucedido estão:
1. Planejamento e gestão de tempo
O planejamento é a principal etapa em todos os projetos, sem um bom planejamento, dificilmente o projeto será bem-sucedido. Por isso, é importante que o gestor de projetos seja estrategista e desenvolva planos detalhados, estabelecendo metas claras para sua equipe, delimitando o caminho a seguir.
Para desenvolver um bom planejamento, o gerente de projetos pode criar cronogramas realistas, investindo na gestão do tempo de sua equipe, delimitar os recursos apropriados e definir marcos-chave. A partir do planejamento, o profissional consegue identificar possíveis obstáculos e desenvolver estratégias de contingência para garantir que seu projeto seja resiliente, mesmo frente a desafios imprevistos.
A gestão do tempo é fundamental para que a organização e o planejamento sejam bem-sucedidos, para isso, o gestor pode investir em ferramentas de gestão do trabalho para desenvolver o monitoramento da prioridade relativa de cada tarefa. Ao averiguar qual tarefa possui maior grau de prioridade, é possível definir quais tarefas devem ser resolvidas primeiro, a fim de assegurar que nenhuma atividade seja esquecida.
2. Resolução de problemas
São inúmeros os desafios enfrentados pelo gerente de projetos durante sua jornada profissional, portanto, a habilidade de resolução de problemas é fundamental para que consiga melhor superar tais obstáculos. Tal habilidade envolve a rápida e eficaz identificação de problemas, bem como a análise de suas causas e a busca por soluções criativas e eficazes.
Um gestor de projetos hábil encara os desafios como oportunidades de aprendizado e aprimoramento profissional, logo, a resolução de problemas também implica na tomada de decisões informadas e na coordenação de ações para a superação dos obstáculos que venham a surgir, sempre mantendo o projeto na direção correta.
Entretanto, as habilidades de resolução de problemas podem ser colaborativas, onde uma equipe pode atuar em conjunto visando abordar o problema e, em seguida, auxiliando a resolvê-lo. Não há resposta certa para cada problema e nem modo correto de atuar frente a um problema, bons gestores com tal competência estão em constante desenvolvimento de novas perspectivas para chegarem a soluções assertivas.
3. Empatia e inteligência emocional
A empatia e o desenvolvimento de inteligência emocional é uma das competências fundamentais para que um gestor consiga melhor se conectar com sua equipe e desenvolver um bom trabalho. A empatia é a responsável por manter as relações interpessoais entre a equipe e o projeto sólidas, por isso, um gerente de projetos empático irá atuar não apenas demonstrando interesse e preocupação com os resultados do projeto, mas irá se preocupar com o bem-estar e as necessidades emocionais de sua equipe.
Além disso, a empatia auxilia na crianção de um ambiente de trabalho mais colaborativo e motivador, onde a equipe passa a se sentir mais valorizada e passa a confiar mais em seu líder, o gestor do projeto. Tal competência também colabora para a fácil resolução de conflitos, promovendo um ambiente corporativo mais positivo e produtivo.
4. Manter-se atualizado e alinhado às tendências do mercado
É imprescindível que o gestor de projetos, para ser um bom líder, se mantenha constantemente atualizado e alinhado às novas tendências do mercado, para isso uma especialização ou MBA na área aparece como solução. Dentre as possibilidades de especialização, o gestor pode contar com um ensino EAD, contando com a flexibilidade e acessibilidade que precisa para adequar os estudos à rotina de trabalho.