Guia prático da Avaliação Psicológica: etapas e métodos essenciais

Guia prático da Avaliação Psicológica: etapas e métodos essenciais

image


A Avaliação Psicológica se trata de uma subárea da Psicologia, que está cada vez mais consolidada no mercado de trabalho contemporâneo devido ao seu caráter avaliador, bem como em razão de fornecer diagnósticos assertivos para diversas causas.
 
Esta área envolve o desenvolvimento e aplicação de testes e técnicas especializadas, voltadas para a compreensão de traços de personalidade, habilidades cognitivas ou outros aspectos individuais, podendo seus resultados servir como base orientativa, por exemplo, em âmbito escolar, empresarial, hospitalar e clínico.
 
Continue a leitura para saber o passo a passo do processo de avaliação psicológica.
 
LEIA TAMBÉM:

O que é a Avaliação Psicológica?

Com Avaliação Psicológica, passa a ser possível desenvolver uma investigação aprofundada de aspectos do funcionamento psíquico de um indivíduo, sendo realizada por meio de testes, entrevistas, observações e outros instrumentos avaliativos. Esse procedimento é fundamental para diversas subáreas da Psicologia, em especial por possibilitar que o profissional obtenha um olhar mais aprofundado sobre as singularidades de cada pessoa, contribuindo para um diagnóstico, prognóstico e processos de intervenção mais precisos.
 
Para desenvolver a Avaliação Psicológica, o profissional deverá contar com um método avaliativo sistemático do comportamento de uma pessoa, onde serão selecionadas diversas variáveis, métodos de medição específicos, redução e síntese de dados derivados, além de considerar possíveis interferências extraídas dos dados.
 
Além disso, nessa avaliação, a precisão com que as variáveis conseguem ser medidas tendem a afetar de forma direta no resultado identificado de eventos comportamentais, cognitivos, ambientais e fisiológicos. Logo, se uma variável não consegue ser medida de forma adequada, os resultados dificilmente serão precisos.
 

As etapas do processo avaliativo

Realizar uma avaliação psicológica exige um planejamento minucioso desde a etapa de definição e preparação do processo. É importante que o profissional tenha em consideração fatores como qual será o propósito da avaliação, quais serão as perguntas que deverão ser respondidas, qual será o prosseguimento a ser dado após coletar os dados da avaliação - todas essas questões devem ser pré-delimitadas antes mesmo da avaliação ser efetuada. Conheça quais são as etapas da avaliação psicológica e entenda o passo a passo para concluir uma avaliação assertiva:  
 
 
1. Definir e planejar o escopo da prática
O primeiro passo é se reunir com todas as partes interessadas no processo avaliativo para obter uma noção da real necessidade por trás da avaliação. Após isso, o profissional já pode realizar uma pesquisa aprofundada sobre o contexto da avaliação, observando, caso exista, avaliações anteriores e, se for o caso, revisar ou refinar os métodos utilizados para realizar a avaliação. Desta forma, passa a ser possível obter maior sucesso no processo de definição e planejamento da prática a ser aplicada.
 
2. Preparar a avaliação e como será conduzida
Após a primeira etapa, o profissional deverá preparar a matriz de avaliação e os termos de referência, considerando o tipo de avaliação que será realizada. Neste passo, o profissional deve desenvolver uma lista de perguntas e subperguntas a serem realizadas e, para cada item, deverá definir qual medida será aplicada. Além disso, é nesta etapa que o avaliador irá desenvolver a estratégia a ser utilizada para a coleta de dados, incluindo instrumentos e técnicas de amostragem, bem como deverá criar um plano estratégico para analisar os dados, estabelecendo restrições de recursos para a avaliação e quanto tempo levará para ser realizada.
 
3. Conduzir a avaliação
É importante, antes de iniciar a avaliação, explicar para o cliente e para as partes interessadas como ela será realizada. Após isso, o plano de trabalho deverá conter exames e testes da abordagem, bem como o profissional deverá treinar os coletores de dados e realizar a elaboração do protocolo. É necessário também realizar uma coleta completa das informações para, assim, examinar dados e realizar suas anotações.
 
4. Finalizar a avaliação
Antes de concluir a avaliação, é importante pontuar o que pode ou não funcionar, bem como determinar pontos de melhora. Finalizando o processo, o profissional fica encarregado de informar ao cliente sobre as descobertas e resultados da avaliação para, então, elaborar sugestões claras e detalhadas que especifiquem o que deverá ser feito a seguir.
 
5. Desenvolver relatório final e realizar acompanhamento (se necessário)
Ao desenvolver o relatório final, o profissional deve determinar qual abordagem deverá ser seguida pelo cliente, determinando também tempo de implementação para as sugestões oferecidas, caso haja alguma, e, se for o caso, efetuar um acompanhamento do caso.
 

Principais testes e métodos utilizados

Por ser um processo complexo, a Avaliação Psicológica tende a utilizar diversos métodos e instrumentos para que o diagnóstico obtido seja o mais preciso e fundamentado possível. São os testes e métodos mais utilizados:
 
1. Testes psicométricos
Esses testes são instrumentos padronizados que buscam avaliar aspectos específicos do funcionamento psicológico, tais como inteligência, atenção, memória, personalidade e habilidade cognitiva, fundamentados em critérios estatísticos e psicométricos para garantir maior confiabilidade nos resultados. São os mais conhecidos:
  • WAIS (Wechsler Adult Intelligente Scale): avaliativo de inteligência em adultos;
  • WISC (Wechsler Intelligence Scale for Children): teste de avaliação de inteligência para crianças;
  • BRP-5 (Bateria de Provas de Raciocínio): avaliação voltada para o raciocínio lógico e abstrato.
 
2. Testes projetivos
Os testes projetivos tem como principal objetivo acessar conteúdos inconscientes da personalidade através de estímulos ambíguos, possibilitando que o avaliado expresse aspectos subjetivos da psique. Esses testes são muito utilizados em avaliações clínicas e diagnósticas, sendo os principais:
  • Teste de Rorschach: análise de respostas a manchas de tintas;
  • TAT (Thematic Apperception Test): teste para avaliar padrões emocionais e motivacionais por histórias construídas por meio de imagens.
  • HTP (House-Tree-Person): é uma técnica projetiva gráfica que tem como maior objetivo a investigação da percepção da realidade e aspectos emocionais.
 
3. Entrevistas psicológicas
A ferramenta mais utilizada em avaliações psicológicas (e também uma das mais importantes), é a entrevista, que pode ser estruturada, semiestruturada ou livre, a depender do objetivo e contexto avaliativo. Esse método tem como objetivo a obtenção de informações sobre a história de vida do paciente, considerando aspectos emocionais, comportamentais e cognitivos.
 
4. Observação comportamental
A observação comportamental do avaliado é um método muito requisitado para complementar resultados obtidos em testes e entrevistas, podendo ser realizada em diferentes contextos, tais como clínico, escolar ou empresarial - esse fator irá depender do objetivo da avaliação e do indivíduo avaliado.
 

Aspectos éticos e legais na avaliação psicológica

A Avaliação Psicológica se trata de um processo que exige rigor técnico e compromisso ético, sendo a prática regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia, considerando resoluções e diretrizes para assegurar a qualidade e a segurança das avaliações.
 
Diretrizes do Conselho Federal de Psicologia
O Conselho Federal de Psicologia implementou resoluções específicas que estabelecem as normas para a atividade da Avaliação Psicológica, impondo requisitos técnicos e éticos a serem seguidos pelos profissionais. São elas:
  • Resolução CPF nº09/2018: fica definido os critérios para o uso de testes psicológicos, estabelecendo parâmetros de validade e confiabilidade dos instrumentos utilizados;
  • Resolução CPF nº06/2019: responsável por regulamentar a Avaliação Psicológica em contexto de trânsito, saúde, porte de arma, entre outros;
  • Código de Ética Profissional do Psicólogo: esse documento orienta a conduta dos profissionais, enfatizando a responsabilidade e compromisso deste com o bem-estar dos pacientes avaliados.
 
Sigilo profissional e confidencialidade
É obrigatório que o profissional mantenha sigilo e confidencialidade das informações obtidas durante a Avaliação Psicológica, devendo o profissional assegurar ao avaliado que os dados serão protegidos e divulgados apenas às partes envolvidas de forma direta no processo, conforme estabelecido pelo Código de Ética Profissional. O compartilhamento de informações pessoais somente pode ocorrer caso o avaliado dê seu consentimento por escrito, ou em situações previstas por lei que indiquem risco iminente à vida.
 
Boas práticas na elaboração de laudos e pareceres
Laudos e pareceres psicológicos são documentos técnicos oficiais que devem ser redigidos de forma clara, objetiva e fundamentada, assegurando a qualidade e validade das informações com base em:
  • Uso de linguagem acessível e objetiva;
  • Apresentação de dados com base científica comprovada;
  • Respeito à finalidade do documento;
  • Fatores éticos na interpretação e devolutiva do documento.
     

Seja habilitado para realizar avaliações psicológicas com assertividade

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) oferece a qualificação ideal para os profissionais que desejam ir além em suas profissões e dominar todos os pilares da Avaliação Psicológica.
 
A Pós-graduação em Avaliação Psicológica oferece aprofundamento no ensino das escolas psicológicas, aprender a elaborar documentos, além de desenvolver as habilidades necessárias para aplicar os fundamentos da psicométrica e aplicar testes cognitivos, expressivos e projetivos.
 
Em 360 horas de carga total, distribuídas em 18 meses, a especialização combina aulas teóricas e práticas, em um ensino que mescla aulas presenciais e aulas online, ao vivo, podendo as aulas presenciais serem realizadas em São Caetano do Sul ou em São Paulo.
 
Guiado por um corpo docente altamente qualificado, o curso de avaliação psicológica promove uma formação completa, alinhada às demandas contemporâneas do mercado de Psicologia. Se você deseja transformar sua atuação profissional na área e ampliar seu escopo prático em Psicologia, a Pós USCS oferece o lugar de aprendizado ideal!
(11) 2714-5699