Museologia e museografia: Qual a diferença? Entenda no que consiste cada termo

Museologia e museografia: Qual a diferença? Entenda no que consiste cada termo

image


O museu, diferente do que muitos acreditam, não é um relicário do passado, pelo contrário, é um espaço que abriga bens materiais, ou mesmo preâmbulos de bens imateriais, como no caso de peças expositivas que podem retratar através de vídeos ou fotos a imaterialidade, a exemplo de danças e músicas. Todos os artefatos de valor cultural podem ser alocados em um museu, que se responsabilizará por sua preservação, conservação e exposição pública.
 
Entretanto, o museu não se define apenas por suas coleções, mas também pela sua arquitetura e pelo trabalho de sua equipe em conservar e interpretar tais coleções. A palavra, em sua etimologia, deriva do grego “mouseion”, significando “templo das musas”, local destinado ao estudo e ao conhecimento dos gregos e, ao longo dos anos, esse significado foi sendo ressignificado, até se tornar uma área de estudo culminando na Museografia e na Museologia.
 
Continue a leitura para entender melhor.
 
LEIA TAMBÉM:

Museografia

A museografia tem como principal aspecto abranger os aspectos práticos da curadoria de museus, perpassando desde o conhecimento científico aplicado em técnicas e tecnologias para o melhor desenvolvimento da seleção de materialidades, catalogação das peças, exposição e conservação de todos os objetos disponíveis nas coleções.
 
Dentre as atividades e funções básicas desempenhadas pelo museu, a museografia se pauta em três frentes necessárias, entre elas está a preservação; a pesquisa e comunicação; e a definição e configuração do museu; cada atividade, contando devidamente com suas especificidades para a boa funcionalidade da instituição.
 

Museologia

A Museologia moderna surgiu quando as coleções organizadas em gabinetes de curiosidades passaram a integrar espaços destinados aos objetos expostos, dividindo-os por assuntos e categorias em salas diferentes. 
 
Portanto, na atualidade, tem-se que a Museologia é uma área de atuação destinada a cuidar do design, organização e gestão de museus, bem como se responsabiliza pelo cuidado para com as exposições em todos os seus aspectos, desde os fundamentos da identificação e segmentação de visitantes, plano expositivo, desenvoltura da descrição da exposição, planejamento da mesma, até o cuidado com a organização da base de dados e orçamentos.
 
Assim, o museólogo, junto de sua equipe museal, é o profissional que se responsabiliza para manter a boa funcionalidade do museu, se atentando a todos os aspectos que condizem não somente com o papel funcional da instituição, mas com os aspectos que envolvem o público desta. 
 

Seja um especialista em Museologia, Curadoria e Gestão de exposições

Se você deseja se aprofundar nos estudos de museus para atuar na área como um especialista, o Curso de Museologia, idealizado pela renomada instituição Universidade Municipal de São Caetano do Sul é a escolha adequada. Nesta Pós você irá adquirir um conhecimento ímpar sobre as fundamentações da museologia e curadoria, além de se qualificar para gerir museus.
 
Além disso, na Pós-graduação em MBA em Curadoria, Museologia e Gestão de Exposições, você terá uma base aprofundada e atualizada para melhor se desenvolver na área cultural, contando com um ensino completo fornecido pelos profissionais mais capacitados do mercado.
 
Com uma flexibilidade e qualidade que só a Pós EAD da USCS oferece, o curso da Pós em Museologia é inteiramente online, à distância, contando com duração de 12 meses. A Pós tem carga horária total de 420h e tem como outros destaques na matriz curricular:
  • História do colecionismo e da museologia;
  • Museologia e gestão de museus;
  • Mercado de artes, agentes, galerias e casas de leilão;
  • E muito mais…
Aprimore seu conhecimento na área cultural com o MBA em Curadoria, Museologia e Gestão de Exposições e melhore sua atuação profissional.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699