Estudos comprovam que toda a educação só é possível devido à atenção que se consegue despertar. Ou seja, tem muito a ver com a afetação que se provoca em cada educando. E como entender dessa afetação, se não através do saber "como o cérebro funciona"?
Nesse sentido, neuroeducação e neurociência se juntam e, mais do que isso, unem forças de duas ciências, a educação e a neurologia, a fim de promover melhorias nos processos de aprendizagem.
Saber quais caminhos serão melhor percorridos pelos alunos, o que funciona e o que não em um processo de aprendizagem. Essas investigações são melhor executadas quando há a interconexão entre às duas ciências.
O cérebro é um lugar diverso e cheio de mistérios. Porém, é por onde conseguiremos mapear o futuro da educação. E, com isso, elaborarmos aulas cada vez mais funcionais, de acordo com o que faz sentido para os alunos. E não só considerando fatores cognitivos e emocionais, mas também biológicos.
A Pós USCS entende a importância de iniciativas potentes como estas. E é parceira para que as evoluções na área da educação sejam promovidas e se espalhem por todos os profissionais que também se importam com os rumos da educação e com os rumos do mundo, que está se criando a todo instante.
Gerir nosso tempo nem sempre é uma tarefa fácil, mas vamos te ajudar a introduzir a educação continuada gradualmente na nossa rotina!
Pensando nisso, Maibí Mascarenhas, que aborda o ponto de vista da neurodiversidade, coloca em debate o planejamento pedagógico para fazer intervenções assertivas, bem como as metodologias práticas para extrair o potencial de cada aluno e fortalecer as habilidades individuais.
Isso tudo em uma super aula aberta, para você que deseja aprender mais sobre:
Neurociência e educação inclusiva: planejamento e práticas para aprendizagem