Novembro Azul: Governo reduz imposto de remédios para câncer de próstata

Novembro Azul: Governo reduz imposto de remédios para câncer de próstata

image


No dia 17 de novembro se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, sendo o mês inteiro de novembro destinado à conscientização e prevenção de tal doença. Em celebração ao Novembro Azul, nesta segunda-feira (11), o Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), anunciou que irá zerar a taxa de imposto referente a importação para medicamentos utilizados no tratamento do câncer de próstata. 
 
Assim, além de colaborar para com o tratamento de pacientes com este câncer, fica enfatizada, pela campanha de Novembro Azul, a importância de um cuidado especializado, bem como o incentivo a realização de exames preventivos.
 
Continue a leitura para saber mais.
 
LEIA TAMBÉM:

Cenário do câncer de próstata no Brasil e no mundo

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Já entre o público masculino brasileiro, este é o câncer mais incidente no país e em todas as regiões do Brasil, representando cerca de 29% dos casos de câncer segundo dados levantados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
 
Ainda conforme estatísticas do INCA, a estimativa de novos casos de câncer de próstata, no Brasil, em 2022, foi de 71.730 e, em 2021, o número registrado de mortes por este câncer foi de 16.301, segundo dados do Atlas de Mortalidades por Câncer. Por estes dados, ficou indicado que, no Nordeste brasileiro, a taxa de mortalidade chegou a uma média de quase 16 mortes a cada 100 mil habitantes, sendo superior à média nacional.
 
Em âmbito mundial, no ano de 2020, estimou-se que cerca de 1,4 milhões de homens foram diagnosticados com este câncer, sendo a segunda causa maior causa de óbito por câncer na população masculina.
 
Tal doença pode ocorrer em qualquer local do mundo, agravado segundo alguns fatores de risco, entre eles, a idade - sendo mais incidente em homens com mais de 60 anos. Outros fatores de risco podem incluir a obesidade, histórico familiar e falta de exames preventivos para um rápido tratamento.
 

Importância do Novembro Azul

Criado em 2003 com o objetivo de atentar para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças que acometem o público masculino, o movimento do Novembro Azul teve sua iniciativa na Austrália, com dois amigos, Luke Slattery e Travis Garone, que desenvolveram o que, inicialmente, chamou-se de “Movember” - palavra originada da união entre “moustache” (bigode) com “november” (novembro) -, vindo a se tornar, posteriormente, uma fundação de combate ao câncer de próstata.
 
No Brasil, as campanhas de Novembro Azul iniciaram apenas em 2011, data em que o Instituto Lado a Lado pela Vida passou a integrar campanhas de conscientização referentes a este câncer no país. Assim, durante o mês, diversas instituições passaram a se unir para difundir informações sobre a doença, apontando a necessidade em realizar exames preventivos.
 

O papel da enfermagem na prevenção do câncer de próstata

A demanda por profissionais especializados para tratar o câncer de próstata, assim como os demais tipos de câncer, encontra um aumento exponencial a cada ano que passa. Por ser uma das áreas mais importantes na promoção da saúde e bem-estar de pacientes, a enfermagem é altamente requisitada, fazendo com que a profissão encontre grande déficit de especialistas na atualidade.
 
O enfermeiro estará presente durante todo o processo de avaliação do paciente, oferecendo orientações durante a realização de exames, bem como pré-consultas. Tal profissional, por ter uma atuação mais próxima dos pacientes, também se responsabiliza por oferecer acolhimento e alertar sobre a importância de manter um cuidado constante e preventivo.
 
Além disso, esse especialista se responsabiliza por fornecer as informações necessárias sobre o câncer de próstata, desde informações sobre o tratamento e seus efeitos colaterais, até sobre o prognóstico da doença.
 

O que é enfermagem oncológica?

A área da Oncologia volta seu estudo para o diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer, onde a enfermagem oncológica surge como uma especialidade da enfermagem que se destina ao cuidado de pacientes com câncer.
 
Os enfermeiros oncológicos desempenham um papel fundamental no manejo e assistência de pacientes com câncer de próstata. Esse especialista será o responsável por fornecer os cuidados essenciais ao paciente, atuando desde o processo inicial do diagnóstico, até a realização de exames periódicos e administração de medicamentos e monitoramento de efeitos colaterais dos mesmos. Além disso, tal profissional também atua no acolhimento do paciente e seus familiares, oferecendo suporte emocional e psicológico.
 
Esses profissionais também atuam fornecendo cuidados paliativos ao paciente, visando o alívio de sintomas crônicos tais como dor, náuseas e fadiga, muito comuns durante o tratamento quimioterápico.
 
Com o constante surgimento de novas soluções e tratamentos, é importante que o profissional especializado em oncologia se mantenha sempre atualizado na área com um estudo contínuo. A área é multidisciplinar, portanto, é imprescindível que os enfermeiros oncológicos continuem se especializando, pesquisando novas descobertas e se mantenha atento a novas formas de diagnosticar ou tratar o paciente.
 

Seja um enfermeiro oncológico de sucesso com a Pós USCS

Se qualifique para atender pacientes oncológicos com câncer de próstata com uma especialização em oncologia e atenda as demandas de um mercado que carece de profissionais especializados na área.
 
A Pós-Graduação em Enfermagem Oncológica, formatada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul irá te fornecer a habilitação necessária para atuar na área e se tornar um profissional de sucesso. Sob a coordenação das enfermeiras de renome nacional, Dra. Mara Blanck e Dra. Lucimere Santos, o curso de Enfermagem Oncológica se destaca por seu conteúdo completo, sólido e atualizado na área, com um ensino teórico e prático de qualidade, contando com o diferencial de 30h de estágio supervisionado.
 
O corpo docente da Pós USCS é formado pelos melhores profissionais da área da enfermagem, prometendo auxiliar você a se posicionar no mercado de trabalho da melhor maneira, além de fornecer o instrumental necessário para você lidar com o manejo de casos específicos, atuando na promoção do bem-estar físico e emocional dos pacientes.
 
A Pós em Enfermagem Oncológica tem duração de 14 meses, com carga horária total de 380 horas. Confira alguns destaques da nossa matriz curricular:
  • Oncologia clínica;
  • Cirurgias oncológicas;
  • Terapêutica oncológica;
  • Gerenciamento e suporte;
  • E muito mais…
Melhore suas práticas clínicas em Enfermagem com o curso profissionalizante de Enfermagem Oncológica e se qualifique para atuar na promoção do cuidado e tratamento de mulheres com câncer de mama.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699