por Rita Alves¹
Desde Leonardo Da Vinci, o estudo do corpo humano e de áreas diversas da ciência teve papel fundamental no resultado primoroso das obras de grandes mestres e do pensamento da humanidade.
Leonardo (1452 – 1519) nasceu em Anchiano, perto da província de Da Vinci, na Itália. Aos 17 anos mudou-se para Florença, onde frequentava o ateliê de Andrea Del Verrocchio, um notável pintor da época.
Neste período, começou a fazer estudos anatômicos, sempre com foco em aprimorar as imagens que criava para as suas pinturas. Tornou-se um grande conhecedor da anatomia muscular, dos tendões, o que aparece fortemente em seus estudos e desenhos.
Numa época em que a Inquisição sentenciava à fogueira aqueles que demonstrassem qualquer sinal de proximidade com o estudo científico, por considerar uma heresia contra os princípios bíblicos, Leonardo Da Vinci obtém autorização para dissecar cadáveres em hospitais de Florença, Roma e Milão. Teve importantes protetores, como o irmão do papa Leão X.
Era o chamado “Renascimento”, período em que a ciência – mais propriamente a Astronomia, a Anatomia e a Física, ganham uma dimensão particular, pela necessidade crescente de explicar os fenômenos da natureza.
Agora, com foco na experimentação, reforçam-se as pesquisas científicas, pela comprovação.
Leonardo foi o maior representante desta época. Então, ampliou seus estudos, desenhando desde o coração humano, o esqueleto como um todo e em partes, fez também – pela primeira vez na história – o desenho de um feto humano dentro do útero.
Aos poucos vão surgindo as primeiras explicações para algumas patologias e ao mesmo tempo novos métodos de tratamento.
Na realidade, foi maior a contribuição da anatomia para com a perfeição da arte de Leonardo do Da Vinci, do que os estudos de Leonardo para com a ciência da anatomia, no entanto, ele é considerado por muitos o maior gênio da humanidade.
Concluímos também que o corpo humano é uma inesgotável fonte de inspiração.
“Estudo com paixão a anatomia, porque o homem é o modelo do mundo.” (Leonardo Da Vinci)
Fontes:
CITINO, Rosana. Leonardo da Vinci: Vida e Pensamento. São Paulo: Martin Claret, 1998.
ABRIL, Cultural. Gênios da Pintura: Leonardo Da Vinci. São Paulo: Abril, 1967.
¹ Rita Alves é Historiadora.
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