Quando se trata de branding, não existe uma receita que possa ser seguida. O profissional responsável pelo marketing de uma empresa precisa realizar um estudo profundo sobre vários aspectos da marca, a fim de que o desempenho seja adequado.
De acordo com Neil Patel, “branding é uma estratégia de gestão da marca, envolvendo todas as ações que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece” — diz um dos 10 melhores profissionais do marketing, de acordo com a Forbes.
Quer aprender mais sobre o neuromarketing, assista o vídeo abaixo:
Trata-se de um trabalho que deve ser feito continuamente e cujos resultados aparecem no médio e longo prazo. Para alcançar o sucesso, é preciso ter uma equipe preparada, qualificada e pronta para aplicar o conceito de neuromarketing em suas estratégias.
“A neurociência estuda o cérebro e o neuromarketing utilizando-se destas descobertas no meio publicitário com o objetivo de vender e estabelecer a marca” — diz a pesquisadora Lucy Emi Oda, observando que a tendência é que o neuromarketing cresça cada vez mais em razão do sucesso das estratégias de vendas baseadas em evidências científicas acerca do funcionamento do cérebro.
O conhecimento em neuromarketing tem se tornado essencial para um bom desempenho estratégico porque dá aos profissionais uma nova dimensão em questões importantíssimas sobre os consumidores da marca. O grande desafio das empresas é solidificar seu espaço nas redes sociais e conquistar um público cativo, fiel e que gere lucro para os negócios.
VEJA TAMBÉM:
Cinco dicas para criar um processo de branding no seu negócio
Neil Patel diz que quando o branding funciona, o consumidor se sente atendido em seus problemas e interesses. Passa haver um vínculo entre empresa e consumidor, é como se este pensasse: essa empresa realmente me entende e se importa comigo.
Outro dado interessante é que 64% dos consumidores que têm algum relacionamento com uma marca, afirmam que só o fazem por causa dos valores compartilhados — segundo o artigo de Karen Freeman, Patrick Spenner e Anna Bird para a Harvard Business Review.
Se você quer construir um processo de branding em sua empresa, atente para essas cinco dicas:
- Construa sua marca: pra começar você precisa escolher nome, logo, cores e tipografia. Deve também definir quais são os valores característicos da sua marca e até a linguagem que será usada. Essa é uma etapa crucial para que sua marca seja reconhecida.
- Escolha seu ponto de venda: O Ponto de Venda (PDV) é o local e a maneira como as pessoas terão contato com o seu produto. Isso é importante porque você quer que o cliente tenha uma experiência positiva ao entrar em contato com o seu serviço.
- Invista em marketing de conteúdo: através do marketing de conteúdo você vai pouco a pouco construindo sua marca e as percepções positivas em torno dela. São posts, vídeos, ebooks e interações divulgadas em blogs e nas mais diversas redes sociais. É importante que esse conteúdo seja útil para o cliente, desse modo, ele vai sempre voltar.
- Lembre-se dos 3Vs: Os 3Vs são de verdade, vontade e valor — três características que precisam estar presentes e serem perceptíveis no que chamamos de marketing de experiência: levar o cliente para um test-drive, deixá-lo experimentar um colchão por uma semana ou fazer um passeio guiado. São experiências que tiram o consumidor da sua zona de conforto, mexendo com seus sentidos e despertando ações e pensamentos.
- Faça endomarketing: branding envolve também o público interno, porque é necessário que todos estejam dentro de uma cultura organizacional que transmitam os valores da empresa.
Se você se interessa pelo assunto, conheça a pós-graduação USCS em MBA em Neuromarketing.