A Fisioterapia desempenha um papel fundamental na recuperação de uma ampla variedade de disfunções, complementando a ortopedia e outras áreas da Medicina. Embora muitas pessoas conheçam a Fisioterapia como um complemento natural da ortopedia, sua atuação vai muito além disso. A Fisioterapia é uma ciência que estuda, previne, diagnostica e recupera pacientes, sendo responsável pela reabilitação de diversos traumas que afetam o corpo humano, independentemente da causa.
Saiba Mais:
As aplicações da Fisioterapia são numerosas, e suas atividades variam de acordo com o objetivo de intervenção e recuperação. No centro dessas atividades, está o fisioterapeuta, cujo papel é de extrema importância no trabalho de recuperação do paciente. O fisioterapeuta conduz o tratamento fisioterapêutico e acompanha a evolução dos quadros clínicos. Apesar de não ser médico, o fisioterapeuta equilibra os conhecimentos de Bioquímica, Biofísica, Morfologia e Ciências Fisiológicas em prol da regeneração e do movimento corporal.
Algumas das principais áreas de atuação da Fisioterapia incluem:
- Reabilitação geral, na Clínica Geral;
- Recuperação de atletas e esportistas lesionados na área desportiva;
- Atuação clássica na recuperação de contusões, estiramentos e fraturas na ortopedia/traumatologia;
- Reabilitação e prevenção em pacientes com tendências a disfunções reumáticas, na Reumatologia;
- Desenvolvimento e integração de crianças com disfunções neuromusculares, na Neuropediatria;
-Técnicas não invasivas para otimização do oxigênio em pacientes com doenças cardiorrespiratórias graves, na Fisioterapia Respiratória;
- Prevenção de lesões relacionadas ao trabalho, na Ergonomia;
- Promoção da saúde e reabilitação de indivíduos que se recuperam de tumores, na Oncologia;
- Reabilitação de pacientes amputados e com uso de órteses, na Prótese/Órtese;
- Reabilitação de disfunções graves da pele, na Dermatologia, entre outras.
As áreas de atuação da Fisioterapia são vastas e estão presentes em todos os campos da Medicina moderna, desempenhando um papel essencial na recuperação e bem-estar do paciente.