Não são poucas as pessoas que pensam nos farmacêuticos apenas como aqueles profissionais que leem a receita do médico e nos entregam os medicamentos. O máximo de interação é quando os farmacêuticos explicam a receita e dão instruções para o consumo dos remédios. Obviamente há também aqueles casos em que os farmacêuticos são consultados acerca do melhor medicamento para gripe, resfriado, dores nas costas ou sobre o remédio mais adequado para algum mal estar.
Leia também:
Acupuntura e futebol: técnica que ameniza dores e ajuda na recuperação de lesões articulares
Acupuntura e futebol: técnica que ameniza dores e ajuda na recuperação de lesões articulares
Mas o papel social do farmacêutico vai muito, além disso. Daniela Angonesi e Gil Sevalho escreveram um artigo com uma fundamentação conceitual e crítica para um modelo brasileiro de Atenção Farmacêutica. Segundo os autores, “após o abandono das farmácias comunitárias, os farmacêuticos brasileiros esperam que esse novo modelo de prática seja um caminho para o resgate do seu papel social”.
Na Atenção Farmacêutica, o enfoque do profissional é centrado no paciente; os pesquisadores nutrem a expectativa de que sua pesquisa colabore para “a reconstrução da prática farmacêutica no Brasil a fim de resgatar a relação farmacêutico-paciente nas farmácias comunitárias”.
Um documento do Ministério da Saúde para um consenso brasileiro de Atenção Farmacêutica, observa que “a busca pela promoção da Atenção Farmacêutica no Brasil não deve ser entendida como um evento isolado”. Mas, trata-se de um movimento “que vem ganhando o centro de discussões entre pesquisadores, formuladores de políticas e profissionais, tem sido introduzido no Brasil com diferentes vertentes e compreensões”.
A Atenção Farmacêutica é “a provisão responsável do tratamento farmacológico com o propósito de alcançar resultados concretos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes” — assim a Atenção Farmacêutica foi definida pela primeira vez por Hepler e Strand.
Na Atenção Farmacêutica, o profissional de farmácia é um dispensador de atenção à saúde, e participa ativamente na prevenção de enfermidades e na promoção da saúde.
Venha fazer sua Pós EAD em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica
O curso de Pós EAD em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica tem o objetivo de formar o farmacêutico clínico com o foco em atuar com um forte direcionamento nas ações voltadas às necessidades do paciente. O profissional com especialização em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica poderá atuar em drogarias, farmácias, hospitais, clínicas, indústria farmacêutica, laboratórios clínicos e unidade básica de saúde.
O farmacêutico com essa especialização passará a realizar um atendimento focado no uso racional do medicamento, conseguindo proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas.
Através dessa pós-graduação em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, você será capacitado para o exercício pleno das ações clínicas nos diversos segmentos da profissão, como farmácia pública, saúde pública, farmácia hospitalar, indústria farmacêutica e laboratório de análises clínicas.
Essa Pós EAD é destinada a profissionais da área de farmácia, tem 12 meses de duração e disciplinas como: Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, Farmacocinética Clínica, Farmacoterapia, Ferramentas de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica e muito mais.
Clique aqui e faça sua inscrição na Pós-Graduação a Distância em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica da USCS.