Quando pensamos em marketing logo nos vem à cabeça a palavra estratégia, certo? E é exatamente esse ponto que vamos discutir nesse texto. Primeiramente, vamos entender que marketing é o processo de planejamento, execução, criação, estabelecimento de preço, promoção, distribuição de ideias, produtos e serviços que servem para satisfazer as necessidades do cliente e da empresa.
Já o marketing estratégico nós podemos definir como a união de marketing com a estratégia. Com isso, o profissional da área consegue entender e estudar o mercado, os produtos oferecidos, a concorrência, os segmentos e as necessidades a serem supridas.
O Prof Renato de Almeida, um dos docentes do curso de pos graduação em MBA em Gestão Estratégica de Negócios destaca a importância do marketing estratégico “Todo profissional, independente de área de atuação , deveria compreender que uma organização para obter o sucesso esperado deve atuar de forma integrada a fim de obter os resultados traçados a curto, médio e longo prazos. Dessa forma todos os recursos e esforços estarão focados na busca pela eficiência e da eficácia da gestão dos recursos disponíveis, sejam eles humanos, materiais ou financeiros. O Marketing Estratégico reúne a visão de futuro, com o desenvolvimento presente, por meio de um plano de negócios cujas etapas, quando executadas com sucesso, levarão a organização a um patamar superior de desempenho, por meio da oferta de produtos e serviços de excelência, atendimento ao cliente , posicionamento de mercado e exposição de sua marca. Isso se consegue graças ao esforço coletivo, engajamento, diretrizes claras e empenho na busca por resultados.”
O Prof Renato Almeida ainda nos deu uma breve explicação sobre os pontos que são mais importantes para uma estratégia.
Quais são os pontos mais importantes de uma estratégia?
1. Análise – Busca analisar a posição ocupada pela organização no mercado bem como em relação à concorrência.
2. Objetivos – Com base nos resultados da análise, deve-se elaborar um conjunto realista de objetivos quantitativos de marketing e financeiros, coerentes com os objetivos definidos pela organização.
3. Estratégia – Deve-se determinar o processo a ser desenvolvido de modo a alcançar os objetivos definidos pela organização
4. Tática – Trata de assegurar e instrumentalizar as ações. Estabelece “o como fazer” e deve servir-se dos três pontos anteriores e usá-los como fundamento para os planos detalhados das ações táticas e operacionais.
Quais são as principais etapas do marketing estratégico?
Segundo o Prof Ricardo, há alguns pontos principais para garantir o sucesso de uma estrategia, como:
• Análise SWOT – pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças em relação ao mercado
• Identificar as questões mais importantes e os objetivos a ser perseguidos ao longo de um período de tempo.
• Revisar , se preciso, a missão, visão e valores da organização
• Desenvolver planos de ação dentro de uma perspectiva anual ou prurianual
• Estabelecer o orçamento.
• Executar e monitorar o conjunto das ações estratégicas e fazer as correções necessárias