O Que Diz a Neurociência Sobre a Procrastinação Infantil nos Estudos

O Que Diz a Neurociência Sobre a Procrastinação Infantil nos Estudos

image

Após a pandemia do Covid-19, onde muitas crianças tiveram de passar longos períodos estudando de casa, sem obter estímulos externos, o nível de procrastinação infantil no país encontrou uma crescente. Uma das soluções encontradas por profissionais da área da educação foi a busca pela neurociência, um campo de pesquisa em ascensão que visa compreender com profundidade as funções neurais.
 
Se você quer entender melhor sobre essa área da ciência e entender a visão da neurociência sobre a procrastinação infantil, continue a leitura!
 
LEIA TAMBÉM:

O que é Neurociência

A Neurociência é uma área de estudo da ciência que tem a função de investigar o cérebro a partir do funcionamento do sistema nervoso, oferecendo insights sobre suas reações frente a diferentes tipos de estímulo, como por exemplo os ocorridos durante a interação entre o indivíduo e o ambiente em que está.
 
Dentro desse campo científico de estudo ao cérebro, é possível compreender mais profundamente como se dá a construção de um indivíduo partindo das subjetividades que complementam seu ser, por esse motivo, a neurociência consegue ser grande aliada ao campo da ciência educacional, como a psicopedagogia.
 

Como funciona a procrastinação

Procrastinar nada mais é do que o ato de adiar a realização de uma tarefa que deve ser feita; é quando passa a existir uma lacuna entre a intenção do fazer e a ação em si. O cérebro tende a pender para a procrastinação devido a sua necessidade por recompensa imediata e, em um mundo globalizado com o advento das redes sociais, o cérebro tende a pedir cada vez mais por recompensas imediatas, agravando os níveis de procrastinação.
 
Em pesquisa para a Harvard Business Review, uma especialista constatou que o cérebro tem maior facilidade em processar ideias concretas e, por essa razão, busca recompensa imediata no lugar de benefícios futuros incertos, oferecidos pela realização de tarefas a longo prazo.
 

O que a neurociência diz sobre a procrastinação

A Doutora Barbara Oakley, professora especialista em neurociência da Oakland University, apresentou um caso onde, no estudo, as pessoas procrastinadoras apresentaram dificuldades nas regiões do cérebro ligadas ao autocontrole e à regulagem emocional. Apontou também que esse é um problema possível de resolver, porém, não é de fácil resolução. Para resolver o problema da procrastinação é necessário realizar um exercício de autocontrole - o que pode ser muito difícil para os procrastinadores cumprirem.
 
É frequentemente apontado por especialistas da área da neurociência que alguns fatores influenciam diretamente na capacidade de produtividade do indivíduo, são eles:
  • Nível de descanso diário;
  • Quantidade de estresse;
  • Se a pessoa está preparada para realizar a tarefa; e
  • Grau de motivação.
O cérebro adulto não consegue computar muitas informações ao mesmo tempo, sejam elas internas ou externas, logo, se um indivíduo se sente sobrecarregado, dificilmente conseguirá realizar tarefas e, se for realizada, muito provavelmente não será bem feita.
 

Como a neurociência pode auxiliar em casos de procrastinação infantil

Com o avanço dos estudos em neurociência voltados para o entendimento e aprimoramento dos processos de aprendizagem, os professores e educadores infantis passaram a conseguir fornecer um auxílio mais assertivo no momento de direcionar as práticas educacionais para as crianças.
 
A primeira infância é um período fundamental para o processo de formação neural. Por esse motivo, é importante que o educador saiba direcionar seus alunos da melhor maneira, tornando o aprendizado uma atividade divertida e estimulante; é necessário que o conteúdo estudado faça sentido para a criança para que o interesse em prosseguir com os estudos permaneça, não abrindo margens para tornar o aluno refém da procrastinação.
 
As crianças possuem mais sinapses cerebrais do que um adulto, logo, seu cérebro tende a pedir por mais estímulos (internos e externos) para que a atenção infantil seja retida, possibilitando um aprendizado e desenvolvimento infantil adequado.
 
Os profissionais da educação que estão buscando um meio de prestar auxílio infantil, eliminando qualquer possibilidade da aparição de traços procrastinadores, podem recorrer à neurociência. Cada criança possui uma demanda de aprendizagem diferente, não sendo possível generalizar um mesmo ensino para todas. Conhecer as possíveis formas de estímulo e saber aplicar técnicas adequadas de intervenção torna-se fundamental para oferecer um ensino de qualidade.
 

Conheça a pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional da USCS

Se você quer descobrir como auxiliar crianças que procrastinam em seus estudos, a pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional da USCS é o lugar ideal para você. O curso irá auxiliar o profissional que busca uma especialização em Neuropsicopedagogia para compreender com maestria as aplicações práticas da neurociência sobre a psicopedagogia.
 
A Pós USCS abrange um corpo docente de renome na área da neurociência e da psicopedagoga onde, através da promoção de uma abordagem teórica e prática, você irá se qualificar para se tornar um neuropsicopedagogo de excelência. 
 
O curso da pós em Neuropsicopedagogia pode ser realizado presencialmente em São Caetano do Sul ou em São Paulo, contando com duração de 26 meses e carga horária total de 600h, sendo dividida em:
  • 400h de teoria; e
  • 200h de prática.
As aulas serão ministradas presencialmente aos sábados e domingos, das 8h00 às 18h00, uma vez ao mês, e online (ao vivo) de sábados e domingos, das 8h00 às 16h00, uma vez ao mês.
 
Veja alguns destaques do nosso curso:
  • Atuação Neuropsicopedagógica;
  • Neurociências;
  • Neuropsicopedagógica, Inclusão e Pesquisa;
  • Estágio Clínico e Institucional
  • E muito mais…
Matricule-se agora na pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional e não perca essa oportunidade única de dar um salto na sua carreira.

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699