O mundo da nutrição é muito rico em estratégias que visam à conquista de um objetivo específico, seja a perda de peso ou a melhora da performance esportiva. Dessa forma, alinhado com os objetivos do indivíduo e suas necessidades, o profissional de nutrição busca prescrever a dieta mais adequada no momento. Há uma infinidade de dietas que podem ser utilizadas para diversas finalidades, entre elas, a dieta do deficit calórico.
VEJA TAMBÉM:
Educação nutricional
Quais são os benefícios do pilates?
Quais são os melhores procedimentos estéticos que auxiliam no emagrecimento?
Estratégia 5R: técnica capaz de regularizar o processo digestivo e a microbiota gastrointestinal
Quais são os benefícios do pilates?
Quais são os melhores procedimentos estéticos que auxiliam no emagrecimento?
Estratégia 5R: técnica capaz de regularizar o processo digestivo e a microbiota gastrointestinal
Em primeiro lugar, antes de nos aprofundarmos na questão do deficit calórico, é preciso entender como funciona o balanço energético do corpo. Como nosso organismo reage diante de diferentes estímulos energéticos?
● Balanço energético neutro: nesse cenário, ingerimos a mesma quantidade de calorias que gastamos. Dessa forma, há um equilíbrio em nosso peso corporal e a estabilização de nossas medidas.
● Balanço energético positivo: nesse caso, ingerimos mais calorias do que gastamos, gerando um aumento acentuado de peso.
● Balanço energético negativo: o corpo ingere menos calorias do que gasta, gerando um gasto de nossos estoques energéticos que nos faz perder peso corporal.
Agora que já sabemos como funciona o gasto calórico em nosso corpo, precisamos entender que a dieta do deficit calórico implica justamente um gasto energético maior que a ingestão de calorias. Assim, quando ingerimos menos do que nosso corpo precisa, acabamos obrigando nosso organismo a gastar os estoques de carboidratos e gorduras para compensar esse consumo baixo de calorias.
Portanto, para uma perda de peso um pouco mais acelerada, é preciso que o indivíduo se submeta a uma dieta com um deficit calórico mais acentuado, alinhado a uma rotina de exercícios físicos. Porém, é preciso salientar que tudo isso precisa ser feito de forma responsável, com acompanhamento médico e sem atitudes radicais.
O emagrecimento, para muitos, é uma questão muito delicada, envolvendo não só toda a readequação da rotina alimentar e de treino, mas também o alinhamento de questões sociais e psicológicas. Dessa forma, o emagrecimento acontece de forma multifatorial e tem a influência de várias outras questões da vida.
É importante ressaltar que, para um emagrecimento saudável, é necessário o acompanhamento de um profissional de Nutrição e de uma equipe multidisciplinar, pois é isso que garante resultados bons e seguros.
Conheça os cursos de Pós-Graduação em Nutrição da USCS: https://bit.ly/3n2foy6