O que é colesterol

O que é colesterol

image

O que é colesterol?
Colesterol é uma substância gordurosa encontrada naturalmente no seu corpo. Ele tem o papel vital de manter cada célula do corpo funcionado adequadamente. Entretanto, o seu acúmulo no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração.

Colesterol ‘bom’ e colesterol ‘ruim’ 
O colesterol é transportado pelo corpo por proteínas. Essa combinação é chamada lipoproteína. Há dois tipos principais de lipoproteínas (‘colesterol’): HDL e LDL.

• Lipoproteína de alta-densidade (HDL) é boa para o seu coração. Ela carrega colesterol das suas artérias para o seu fígado, onde é eliminada.
• Lipoproteína de baixa-densidade (LDL) é ruim para o seu coração. Ela carrega colesterol do seu rim para seus tecidos do corpo. Se houver muito LDL, ou colesterol ruim no seu corpo, ele pode se acumular nas células e nas artérias.

Pesquisas provaram que o bom colesterol (HDL) retira o colesterol das células e facilita a sua eliminação do organismo. Por isso, é benéfico. 
Já o mau colesterol (LDL) faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Justamente por isso, traz diversos malefícios.

Principais Sintomas do Colesterol Alto
 Infelizmente, o colesterol alto não dá sinais de sua presença, que é acusada somente quando o indivíduo sofre das suas consequências, ou seja, quando a doença aparece. 
 Por isso, é muito importante realizar o exame de sangue pelo menos uma vez por ano para verificar os níveis de colesterol no sangue a fim de prevenir futuras complicações, principalmente se você se alimenta mal, é sedentário, obeso, tem aterosclerose ou possui histórico familiar de infarto.

Diagnóstico de Colesterol
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais de colesterol no sangue devem ser:
Pacientes de alto risco: LDL abaixo de 70 mg/dL
Pacientes de risco intermediário: LDL abaixo de 100 mg/dL
Pacientes com baixo risco devem ter seus limites de colesterol individualizados pelo médico.

Condições de alto risco:
• Doença aterosclerótica arterial coronária, cerebrovascular ou obstrutiva periférica, com manifestações clínicas (eventos CV).
• Ateroclerose na forma subclínica, significativa, documentada por metodologia diagnóstica.
• Procedimentos de revascularização arterial.
• Diabetes tipo 1 e 2.
• Doença renal crônica.
• Hipercolesterolemia familiar (HF).

Tratamento de Colesterol
Existem remédios para controlar o colesterol alto, mas a aterosclerose só melhora com uma mudança mais significativa no estilo de vida.
Reduzir o estresse, praticar exercícios físicos, manter a pressão arterial estável e o peso sob controle, são fundamentais para controlar o colesterol. 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699