O que é Dietoterapia? Entenda a importância e saiba como se especializar

O que é Dietoterapia? Entenda a importância e saiba como se especializar

image


A dietoterapia consiste no desenvolvimento de um plano alimentar que se adeque às necessidades apresentadas pelo paciente. Buscando melhorar seu estado de saúde, pode ser grande auxiliar no tratamento de doenças diversas onde, a partir de uma avaliação completa realizada com o paciente, o especialista em nutrição clínica consegue identificar deficiências nutricionais, alergias e intolerâncias alimentares, excessos ou faltas de alimentos específicos que podem causar danos na saúde.
 
Tal abordagem nutricional não apenas atua no tratamento de condições de saúde, como também auxilia na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida do assistido.
 
Se você quer entender melhor o que é a dietoterapia e sua importância, continue a leitura!
 
LEIA TAMBÉM:

O que é Dietoterapia?

Para compreender o que é dietoterapia e qual seu principal objetivo, basta atentar-se à etimologia da palavra: “dieto” advém de “dieta”, que faz menção ao padrão alimentar de um indivíduo, suas intolerâncias, necessidades alimentares, preferências e aversões; “terapia” equivale à “tratamento”. Desta forma, dietoterapia significa, em sua literalidade, um tratamento realizado por meio de dieta, considerando as necessidades individuais do paciente.
 
Enquanto ciência da área nutricional, a dietoterapia visa o estudo de dietas específicas adequadas ao tipo de enfermidade e necessidade apresentada por um indivíduo, visando a promoção da saúde e bem-estar do atendido. 
 

Benefícios da Dietoterapia

Ao repor o organismo debilitado com nutrientes adequados, passa a ser possível a recuperação da saúde por meio dessa ciência. Os efeitos da nutrição clínica avançada não apenas atuam na promoção do bem-estar físico, como no psicológico.
 
São diversos os benefícios da dietoterapia para o indivíduo, entre eles:
  • Reestabelecimento da saúde;
  • Prevenção de doenças e melhora do sistema imunológico;
  • Aumento da energia e disposição;
  • Melhora do estado nutricional;
  • Melhora do estado psicológico;
  • Controle de peso; e
  • Melhoria na qualidade de vida.

3 Tipos de dietas

As dietas formuladas pela dietoterapia podem ser divididas em três categorias, todas visando a melhoria do bem-estar e promoção da saúde do indivíduo a ser atendido. Conheça os tipos de dieta oferecidos por essa ciência:
 
1. Dieta de rotina
Neste tipo de dieta não há restrições de nutrientes, a única alteração consiste na consistência do alimento, podendo ser:
  • a) Líquido: Alimentos coados e de rápida digestão. Adequado a pacientes com dificuldades de mastigação, que estejam em pré ou pós-operatório, ou que apresentem alterações no trato gastrointestinal.
  • b) Dieta leve: Alimentos semi-sólidos, cozidos ou moídos e desfiados. Adequado a pacientes com dificuldades de mastigação, que estejam em pré ou pós-operatório, ou que apresentem alterações no trato gastrointestinal.
  • c) Dieta pastosa: Alimentos de consistência pastosa. Adequado a pacientes com dificuldades de mastigação, dentição incompleta, problemas neurológicos e alguns pós-operatórios.
  • d) Dieta branda: Alimentos onde fibras e tecido conectivo de carnes são abrandados visando fácil digestão. Adequado para pacientes com problemas gastrointestinais ou em pós-operatório.
  • e) Dieta geral: Abrange todo tipo de alimento, sem maiores restrições ou alterações.
2. Dieta terapêutica
As dietas terapêuticas são requeridas para tratamentos, onde os alimentos sofrem alterações podendo reduzir (hipoproteica) ou aumentar (hiperproteica) a quantidade de nutrientes, ou mesmo eliminar (aproteica) alguns nutrientes.
 
3. Dieta especial pré-exames
São dietas utilizadas por curtos períodos, visando o preparo do paciente para exames específicos.

Principais doenças tratadas pela Dietoterapia 

Com a formulação de uma dieta especializada e individualizada, é possível desenvolver um tratamento adequado para diversos tipos de doenças e condições de saúde, entre eles:
  • Doenças gastrointestinais, como gastrite, refluxo gástrico e síndrome do intestino irritável;
  • Doenças neurológicas, tais como parkinson e esclerose múltipla;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Doenças autoimunes;
  • Doenças renais;
  • Doenças hepáticas;
  • Entre outras condições.

A importância de uma especialização em Dietoterapia

Um nutricionista generalista fornece um plano de alimentação básica, ajudando na prevenção de doenças e na manutenção de um estilo de vida mais saudável. Eles trabalham com a população em geral oferecendo aconselhamento sobre escolhas alimentares equilibradas e promovendo hábitos saudáveis. Embora essa abordagem seja importante, pode não ser suficiente para indivíduos com condições de saúde mais complexas que requerem uma intervenção nutricional especializada.
 
Por outro lado, o especialista em nutrição clínica avançada tem um conhecimento aprofundado em metabologia, dietoterapia e terapias nutricionais específicas. Esses profissionais são treinados para identificar e tratar distúrbios metabólicos, doenças crônicas e problemas de saúde mental relacionados à alimentação. Através de uma abordagem especializada, o nutrólogo clínico avançado são capazes de desenvolver planos nutricionais que atendem às necessidades individuais dos pacientes, promovendo melhores resultados terapêuticos e uma recuperação mais eficaz.
 

Como se especializar em Dietoterapia?

Pensando em atender às necessidades de nutricionistas que desejam oferecer aos pacientes um tratamento especializado, a Universidade Municipal de São Caetano idealizou a Pós-Graduação em Nutrição Clínica Avançada: Metabologia, Terapêutica Nutricional e Dietoterapia. Com essa especialização, o nutrólogo se capacita para colaborar com outros especialistas da área da saúde no desenvolvimento de um plano de tratamento integrado, visando oferecer um atendimento qualitativo ao paciente.
 
A Pós USCS tem os profissionais mais capacitados na área compondo o corpo docente, prontos para, com abordagem completa, te auxiliar a se firmar no mercado de Nutrição Clínica especializada e avançada.
 
A Pós em Nutrição Clínica Avançada é à distância e tem duração de 12 a 18 meses, com carga horária total de 420 horas.
 
Melhore suas práticas clínicas com a Pós-Graduação em Nutrição Clínica Avançada: Metabologia, Terapêutica Nutricional e Dietoterapia e se qualifique para transformar vidas.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699