Segundo pesquisa de 2023, desenvolvida pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil aparece como o segundo país que mais realizou procedimento estético no mundo, sendo a aplicação de toxina botulínica (Botox) o procedimento estético mais realizado no país. O aumento na demanda por tal procedimento tem levado as clínicas de estética a se especializarem cada vez mais.
Para saber tudo sobre a Toxina Botulínica, continue a leitura!
LEIA TAMBÉM:
- Pós USCS Lança o Novo Curso de Especialização no Procedimento de Toxina Botulínica
- Como abrir uma clínica de estética?
- Entenda as Novas Tendências da Área da Estética
- Confira os 6 Tratamentos Estéticos Mais Procurados pelos Homens Atualmente
- Aumento na Procura por Procedimentos Injetáveis no Mercado da Estética
O que é a toxina botulínica?
Conhecida popularmente como Botox, a toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum que, em pequenas quantidades, quando introduzida no organismo por meio de injeções, é capaz de bloquear os sinais nervosos e reduzir a atividade muscular, resultando na suavização de rugas e linhas de expressão na área em que foi inserida.
O procedimento da aplicação da toxina botulínica é o tratamento mais procurado no mercado estético brasileiro, principalmente devido a sua grande eficácia no processo do rejuvenescimento facial. Além de oferecer resultados rápidos e visíveis, o procedimento também oferece um aspecto natural por ser temporário, com duração entre 3 e 6 meses. A toxina botulínica também acaba por ser muito requisitada por ser um tratamento minimamente invasivo.
Qual benefício a toxina botulínica traz ao paciente?
O tratamento a base de toxina botulínica além de amenizar linhas de expressão e rugas profundas, também é requerida para o reposicionamento das sobrancelhas, para que não se contraiam; desta forma, o indivíduo impede a formação de novas rugas. Além de melhorar a autoestima quando utilizada de maneira preventiva.
Outro benefício promovido pela aplicação de toxina botulínica é a diminuição da transpiração; uma vez que aplicada diretamente na pele das axilas, palmas da mão ou plantas dos pés, gera a paralisação das glândulas sudoríparas responsáveis pela transpiração excessiva. Nestes casos, o tratamento pode ser realizado de uma a duas vezes ao ano, para manutenção.
Para casos mais específicos, esse procedimento também pode atuar na modificação da posição de estruturas da anatomia da face, são exemplos de alterações a serem feitas:
- Elevação da sobrancelha;
- Elevação do canto da boca;
- Elevação da ponta do nariz; e
- Evitar exposição da gengiva ao sorrir.
Entretanto, é necessário que o profissional a realizar o procedimento seja um especialista na técnica pois, uma vez que aplicada em local errado, pode ocasionar em inúmeros problemas, como por exemplo quando aplicada incorretamente nos músculos da linha do sorriso - neste caso, tende a afetar diretamente as expressões faciais em tal região e pode até mesmo atrapalhar o indivíduo ao se alimentar.
Qual profissional pode fazer a aplicação desse procedimento?
Atualmente, no Brasil, os profissionais habilitados para aplicar toxina botulínica são:
- Enfermeiros;
- Médicos;
- Biomédicos;
- Farmacêuticos; e
- Dentistas.
Entretanto, cada profissional se restringe a uma regulamentação específica para poder realizar o tratamento, sendo um fator em comum em todas as regulamentações o pedido por um curso profissionalizante que conte com horas práticas para que os especialistas consigam oferecer resultados eficazes e seguros.
Já para esteticistas, é necessário que o mesmo seja graduado em Estética e Cosmetologia ou que possua Técnico em Estética, bem como possuir curso profissionalizante na área, segundo instituído pela Lei Federal nº 13.643/2018, conhecida popularmente como Ato Médico.
Por tal Lei, esteticistas passaram a ter a outorga para realizar procedimentos injetáveis estéticos, sejam faciais, corporais ou capilares, contanto que o procedimento seja não-invasivo, isto é, procedimentos intradérmicos e subcutâneos.
É de extrema importância que os profissionais que realizam a aplicação da toxina botulínica sejam altamente especializados e conhecedores dos 43 músculos da face, sabendo identificar corretamente os pontos onde a toxina será aplicada para oferecer ao paciente um tratamento otimizado. A tendência é que esse mercado continue a crescer, portanto, passa a ser imprescindível a presença de profissionais especializados que atendam as demandas desse mercado que emerge.
Conheça o Núcleo de Estética da Pós USCS
O Núcleo de Estética da Pós USCS oferece uma formação sólida e completa, com a qualidade necessária para os que desejam se destacar no mercado da estética. Nos cursos profissionalizantes que ofertamos, nossos alunos têm a oportunidade de aprender na prática com atendimento a pacientes reais na nossa clínica - esse contato direto permite aos estudantes o desenvolvimento de habilidades essenciais, além de fornecer a segurança e confiança necessária para atuar no mercado de trabalho.
A Clínica de Estética Avançada da Pós USCS possui uma infraestrutura tecnológica, composta por equipamentos modernos e atualizados - ideal para que os alunos tenham um aprendizado prático com o que há de melhor e mais novo na área, podendo realizar desde os procedimentos mais simples até os mais complexos.
Além disso, a Pós USCS conta com um corpo docente formado pelos melhores especialistas do mercado, todos atuantes no mercado e atualizados nas últimas tendências e avanços da área. Não deixe de conferir os cursos do Núcleo de Estética da Pós USCS e venha aprender com os melhores profissionais da área!