O visual merchandising, basicamente, é uma estratégia do mercado de varejo que trabalha a decoração e a arquitetura de seus pontos de venda. O profissional que tem um direcionamento para essa área tem como objetivo engajar o consumidor para a compra por meio da disposição do ambiente e do layout.
Qual a função de um visual merchandising?
O foco do visual merchandising é ser uma ferramenta criativa para a atração do público-alvo. Essa estratégia é pensada para que uma visão mais comercial seja cultivada, treinando um instinto para que sejam criadas as ações e, assim, impactar diretamente o consumidor.
Visual merchandising, o que é?
O visual merchandising é uma ferramenta muito importante, principalmente para os lojistas, já que o espaço onde serão feitas as vendas precisa estar alinhado e bem disposto. Para isso, o profissional precisa entender quais são os objetivos da marca, o público-alvo, o comportamento de compra etc. Tudo isso é extremamente importante para a construção de um bom estabelecimento.
VEJA TAMBÉM:
Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo: qual a diferença entre esses dois segmentos?
Hierarquia de Necessidades de Maslow
Técnicas de iluminação artificial para melhorar os ambientes
O ambiente precisa ser o mais agradável possível, para não só impulsionar vendas, mas também para fidelizar os clientes. A organização, a clareza nas informações, uma decoração boa e a otimização do espaço são elementos importantíssimos para os varejistas.
Decoração, acessibilidade, layout, iluminação e climatização fazem parte de um conjunto, e tudo precisa fazer sentido e ajudar o cliente a se sentir confortável e bem atendido. Para você ter uma noção, o visual merchandising é tão importante quanto o atendimento ao cliente, e ambos podem ser considerados fatores decisivos de compra.
O vitrinismo
O vitrinismo é essencial para o varejista. É por meio dele que o cliente será impactado pela primeira vez. Sua principal função é tentar convencer o consumidor que aquele produto que está exposto é essencial para a sua vida. No mercado da moda, o profissional que tem essa habilidade é bastante requisitado, já que o varejista de têxtil tem as habilidades necessárias para fazer a composição das vitrines.
Conheça a nossa pós-graduação em arquitetura de espaços comerciais: varejo e gastronomia: https://bit.ly/2rnrR17