A ortodontia e a fonoaudiologia são duas áreas da saúde que, embora distintas, se complementam de forma significativa. Ambas desempenham papéis essenciais na promoção da saúde bucal e no restabelecimento das funções orais, como fala, mastigação e deglutição.
Continue a leitura para entender melhor como essa parceria funciona e sua importância para o paciente.
LEIA TAMBÉM:
Fonoaudiologia infantil: como o atraso na fala afeta o desenvolvimento?
Tudo o que você precisa saber sobre atuar como fonoaudiólogo
Você já ouviu falar em motricidade orofacial?
Trabalho Coletivo e Complementar
O trabalho entre ortodontistas e fonoaudiólogos é colaborativo e complementar. Ambos os profissionais compartilham o objetivo de restabelecer as funções orais e musculares, trabalhando em conjunto para alcançar resultados eficazes. A ortodontia concentra-se no posicionamento adequado dos dentes e mandíbula, enquanto a fonoaudiologia aborda a função muscular e a articulação da fala.
Como diz as autoras do artigo publicado na Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação sobre a importância da ortodontia na fonoaudiologia para o paciente infantil, “a interação entre a Odontologia e a Fonoaudiologia vem se aperfeiçoando satisfatoriamente, fundamentada, entre outros aspectos, no interesse partilhado na saúde e fisiologia do sistema estomatognático.
A atuação de ambas as áreas está intimamente relacionada, uma vez que a intervenção de uma interfere e depende diretamente do trabalho da outra”.
Tratamentos Conjuntos
A ortodontia e a fonoaudiologia frequentemente realizam tratamentos conjuntos para corrigir desvios nas funções orais e musculares. Isso pode incluir o uso de aparelhos ortodônticos para corrigir a posição dos dentes e a articulação da mandíbula, enquanto o fonoaudiólogo trabalha para fortalecer os músculos da boca e melhorar a articulação da fala.
O Dr. Carlos Villela explica num artigo para a Associação Brasileira de Odontologia que, como ortodontistas e fonoaudiólogos tratam as mesmas estruturas faciais, “é frequente o trabalho em conjunto ou paralelo nos casos nos quais a maloclusão, condição em que anormalidades no alinhamento entre os dentes da arcada superior e inferior impossibilitam o indivíduo de manter a respiração nasal, a boca fechada e/ou a postura correta da língua, afeta a fala e a respiração ou vice-versa”.
Situações Indicadas para a Atuação Conjunta
Há diversas situações em que a atuação conjunta da ortodontia e fonoaudiologia é indicada. Uma delas é o exemplo já mencionado acima: quando a língua interfere na posição dos dentes, causando uma mordida aberta.
Nesses casos, o ortodontista pode criar aparelhos específicos para reposicionar a língua adequadamente, enquanto o fonoaudiólogo trabalha para fortalecer os músculos da língua e corrigir padrões de fala inadequados.
Outra situação comum é a respiração bucal, que pode afetar o crescimento dos ossos e músculos faciais. Aqui, a ortodontia pode corrigir problemas estruturais, enquanto a fonoaudiologia trabalha para melhorar a respiração nasal e fortalecer os músculos da boca e garganta.
Os autores do estudo sobre o papel da interdisciplinaridade na atuação conjunta fonoaudiologia e odontologia concluíram que “o papel da interdisciplinaridade é fundamental para que haja um correto diagnóstico, tratamentos e preservação dos casos”. Logo, esta é uma parceria não apenas possível, como necessária.
Importância dos Profissionais Especializados
Profissionais especializados em ortodontia e fonoaudiologia desempenham um papel fundamental no tratamento integrado dessas questões. Sua experiência e conhecimento permitem um cuidado personalizado e eficaz, garantindo que o paciente receba o melhor tratamento possível para suas necessidades específicas.
Você Quer Saber Mais? Venha para a Pós USCS!
Investir na parceria entre ortodontia e fonoaudiologia é investir na saúde e no bem-estar do paciente. Com uma abordagem integrada, é possível obter resultados excepcionais e promover uma vida mais saudável e satisfatória.
Por isso é tão importante que haja profissionais qualificados e especializados para garantir o melhor cuidado para a saúde bucal e qualidade de vida dos pacientes.
Se você deseja aprofundar seus conhecimentos em fonoaudiologia e se destacar nessa área, a Pós-Graduação em Fonoaudiologia e Expressividade da USCS oferece uma oportunidade única de aprimoramento profissional. Inscreva-se agora e faça parte desse campo em constante crescimento e desenvolvimento!