Para a gestão das empresas, é um desafio e uma luta diária manter o ambiente de trabalho saudável e acolhedor para todos. O estresse com as tarefas do dia a dia e uma série de outros fatores podem contribuir para um ambiente hostil, pesado e nocivo para os funcionários, afetando diretamente a produtividade das equipes.
VEJA TAMBÉM:
A construção de um ótimo branding nas redes
Pós em Gestão de Projetos
O trabalho voluntário é importante para a sua vida pessoal e profissional
Efeitos do ambiente tóxico
• Redução da criatividade e da produtividade dos funcionários.
• Aumento no índice de doenças físicas e mentais causadas pelo estresse.
• Aumento no número de despesas com tratamentos e licenças médicas.
• Gastos com a contratação de funcionários novos, em uma situação causada pelo colaborador que pede as contas em razão de seu estado de saúde.
Segundo a Stress Management Association, 72% dos brasileiros que estão ativos no mercado de trabalho estão vivendo uma sequela oriunda do estresse; 32% sofrem de Síndrome de Burnout; e 92% continuam suas atividades profissionais.
Um colaborador grosseiro (em termo mais específico) costuma ter um custo superalto para a empresa e, ainda, prejudica o desempenho dos outros funcionários. Em contrapartida, um indivíduo com postura correta e boa performance costuma dar lucro e manter os ganhos em alta.
Muitas vezes, o funcionário que está reproduzindo atitudes tóxicas não está fazendo isso de propósito, apenas está tendo reações que são geradas pela sua rotina profissional. Alguns fatores que podem influenciar atitudes inadequadas:
• Carga horária excessiva.
• Pressão desmedida para o cumprimento de metas e de prazos.
Infelizmente, atitudes ruins acabam contaminando todo o ambiente e passam a influenciar diretamente o clima da organização. Muitos funcionários passam a adotar atitudes desrespeitosas com outros colegas porque presenciam situações parecidas o tempo todo.
Nessa situação, o gestor precisa agir na raiz do problema e evitar que o clima afete os resultados da equipe. Seu papel é importantíssimo para melhorar a relação dos colaboradores com a rotina de trabalho. Recorda-se de que construir um ambiente em que a gentileza e o respeito são primordiais também é contagiante e transforma vidas.
Conheça a pós-graduação MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: https://bit.ly/2XGtXuk