Os impactos da liberação da Cannabis para a economia brasileira

Os impactos da liberação da Cannabis para a economia brasileira

image


No dia 13 de Novembro, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) autorizou, para empresas brasileiras, o cultivo de Cannabis medicinal, visando a extração de insumos farmacêuticos da planta, determinando fins exclusivos industriais e médicos, com concentração de THC inferior a 0,3%. Tal decisão reflete um avanço para a regulação do setor de Cannabis industrial, entretanto, estudos apontam que uma liberação total pode impactar a economia positivamente.
 
Continue a leitura e saiba mais.
 
LEIA TAMBÉM:

Impactos positivos da liberação da Cannabis

O mercado da Cannabis movimenta entre 4,1 bilhões e 11 bilhões de reais, porém, com a liberação total, o mercado ficaria estimado em mais de 26 bilhões de reais, gerando mais de 328 mil empregos, sejam estes formais ou informais. Tal valor representa 4,5% da taxa de desemprego no país, isto é, cerca de 7,4 milhões de brasileiros.
 
A decisão do STJ impacta positivamente na economia do Brasil, fortalecendo a autonomia da indústria brasileira de Cannabis medicinal, contribuindo para o barateamento da produção do insumo farmacêutico advindo desta planta. Somente em 2023, como aponta levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governo concedeu 66.159 autorizações de compra no exterior para importações de medicamentos à base de canabidiol (CBD) entre os meses de janeiro e junho.
 
Com a fabricação nacional da Cannabis medicinal, o país vivencia uma independência geopolítica frente a exportadores, seguindo tendência adotada por países como Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido.
 

Quais empresas se tornarão foco após a liberação do cultivo da Cannabis?

A aprovação do Supremo Tribunal de Justiça também beneficia mais de 600 mil pacientes que, atualmente, contam com tratamentos medicamentosos à base de Cannabis. O mercado médico desta planta movimentou, em 2024, 800 milhões de reais e as previsões para o ano conseguinte é de que este valor aumente para 1 bilhão, segundo dados levantados pelo Anuário da Cannabis Medicinal 2024, divulgado na terça-feira (26).
 
Além da medicina, a indústria têxtil também pode ser grandemente beneficiada com a liberação do cultivo da Cannabis em razão da fibra extraída do cânhamo ser matéria-prima de extremo valor para esta indústria, sendo considerada também uma fonte rica em proteína vegetal para o setor alimentício. A decisão do STJ abordou a autorização quanto ao plantio de cânhamo, uma variedade da Cannabis rica no princípio ativo de canabidiol (CBD), que possui baixo teor de tetrahidrocanabinol (THC), o componente alucinógeno da planta.
 
Ainda, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (Abicann), outras indústrias podem se beneficiar com uma aprovação total do cultivo da Cannabis como por exemplo a indústria farmacêutica, veterinária e de construção civil, onde mais de 25.000 produtos podem ser produzidos a base de cânhamo, tais como papel, biocombustíveis, fertilizantes e plástico sustentável.
 

A importância de uma especialização em Cannabis Medicinal

Considerando a liberação para plantio da Cannabis, é importante investir, também, em educação sobre o assunto, para que o conhecimento qualitativo referente a planta e seu insumo consiga beneficiar cada vez mais pessoas. Com embasamento científico e informações adequadas, a população se sente mais segura em fazer uso desta medicina e a economia tende a crescer.
 
Na Pós USCS você conta com uma especialização voltada para a atualização de profissionais que desejam atender às atuais necessidades da área da saúde, se capacitando para compreender com profundidade a Cannabis medicinal e seu uso. Em uma universidade com mais de 56 anos de tradição, você encontrará o auxílio que precisa para se posicionar em um mercado de trabalho em constante mudança da melhor maneira possível.
 

Atenda a um mercado em expansão com a Pós USCS

Aprimore seus conhecimentos com um ensino completo e atualizado em Cannabis Medicinal com a Pós-graduação em Cannabis Medicinal, desenvolvida pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
 
A Pós USCS  conta com um corpo docente altamente qualificado, formado pelos melhores profissionais da área, com preparação para te auxiliar no desenvolvimento do conhecimento técnico e científico do uso do Canabidiol na medicina, por meio de uma abordagem teórica e prática.
 
O curso de Cannabis pode ser realizado à distância, com aulas online ao vivo, e tem duração de 12 meses, com carga horária total de 360 horas. As aulas ao vivo ocorrem aos sábados e domingos quinzenais, das 8h às 14h.
 
Veja alguns destaques da nossa matriz curricular:
  • Farmacognosia e Farmacobotânica do Canabidiol;
  • Fisiologia e Farmacologia do sistema endocanabinóide e fitocanabinóide;
  • Interações Medicamentosas Envolvendo Canabinoides;
  • E muito mais…
Se atualize como profissional e dê um salto na sua carreira com a Pós em Cannabis Medicinal!
0800 767 8727 | (11) 2714-5699