Outubro Rosa: O papel da enfermagem na prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa: O papel da enfermagem na prevenção do câncer de mama

image

No dia 19 de outubro se comemora o Dia Internacional contra o Câncer de Mama, sendo o mês inteiro de outubro destinado à conscientização e prevenção de tal doença. Assim, enfatiza-se a importância de um cuidado especializado e incentiva a realização de exames preventivos. 
 
Você sabe como o enfermeiro pode contribuir para com a prevenção deste câncer? Continue a leitura para descobrir.
 
LEIA TAMBÉM:

Cenário do câncer de mama no Brasil e no mundo

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais acomete as mulheres em âmbito mundial. Conforme apresentado em dados pela World Health Organization (WHO), em 2022 cerca de 2,3 milhões de mulheres foram diagnosticadas com este câncer, resultando em aproximadamente 670.000 mortes. Ainda por dados globais, a cada 14 segundos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama.
 
Tal doença pode ocorrer em qualquer local do mundo, tanto em países desenvolvidos como subdesenvolvidos, atingindo mulheres de todas as idades (após o período da puberdade). São diversos os fatores que podem contribuir para a aparição deste câncer, entre eles o fator genético.
 
No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2023 houveram 73.610 novos casos estimados, sendo o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, onde as maiores taxas de incidência e mortalidade ocorreram no Sul e Sudeste do país.
 

Importância do Outubro Rosa

Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa passou a ser um movimento internacional que visa conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
 
Durante o mês de outubro, diversas instituições se unem globalmente para difundir informações sobre a doença, apontando a necessidade de se manter exames de rotina, buscando prevenir a doença ou, ao menos, identificá-la precocemente. Além disso, durante o período, os serviços de diagnóstico são ofertados em maior escala. No Brasil, os centros de saúde tendem a incentivar e divulgar com maior intensidade os exames preventivos, como por exemplo a mamografia.
 

O papel da enfermagem na prevenção do câncer de mama

Com a alta taxa de casos de câncer de mama, a demanda por profissionais especializados para tratar tal doença encontra um aumento exponencial a cada ano que passa. O enfermeiro é um dos profissionais fundamentais para a promoção da saúde da mulher, sendo uma profissão que encontra grande déficit na atualidade.
 
Esse especialista estará presente durante todo o processo de avaliação do paciente, oferecendo orientações durante a realização de exames, bem como pré-consultas. Tal profissional, por ter uma atuação mais próxima dos pacientes, também se responsabiliza por oferecer acolhimento e alertar sobre a importância de manter um cuidado constante e preventivo.
 

O que é enfermagem oncológica?

A área da Oncologia volta seu estudo para o diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer, onde a enfermagem oncológica surge como uma especialidade da enfermagem que se destina ao cuidado de pacientes com câncer.
 
Os enfermeiros oncológicos desempenham um papel fundamental no manejo e assistência de pacientes com câncer de mama. Esse especialista será o responsável por fornecer os cuidados essenciais ao paciente, atuando desde o processo inicial do diagnóstico, até a realização de exames periódicos e administração de medicamentos e monitoramento de efeitos colaterais dos mesmos. Além disso, tal profissional também atua no acolhimento do paciente e seus familiares, oferecendo suporte emocional e psicológico.
 
Além disso, esses profissionais também atuam fornecendo cuidados paliativos ao paciente, visando o alívio de sintomas crônicos tais como dor, náuseas e fadiga, muito comuns durante o tratamento quimioterápico.
 
Com o constante surgimento de novas soluções e tratamentos, é importante que o profissional especializado em oncologia se mantenha sempre atualizado na área com um estudo contínuo. A área é multidisciplinar, portanto, é imprescindível que os enfermeiros oncológicos continuem se especializando, pesquisando novas descobertas e se mantenha atento a novas formas de diagnosticar ou tratar o paciente.
 

Conheça a Pós em Enfermagem Oncológica da USCS

Se você deseja se profissionalizar com uma especialização em oncologia, buscando atender as demandas de um mercado que carece de profissionais especializados na área, a Pós-Graduação em Enfermagem Oncológica, idealizada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul é a escolha de formação ideal.
 
Sob a coordenação das enfermeiras de renome nacional, Dra. Mara Blanck e Dra. Lucimere Santos, o curso de Enfermagem Oncológica se destaca por seu conteúdo completo, sólido e atualizado na área, com um ensino teórico e prático de qualidade, contando com o diferencial de 30h de estágio supervisionado.
 
O corpo docente da Pós USCS é formado pelos melhores profissionais da área da enfermagem, prometendo auxiliar você a se posicionar no mercado de trabalho da melhor maneira, além de fornecer o instrumental necessário para você lidar com o manejo de casos específicos, atuando na promoção do bem-estar físico e emocional dos pacientes.
 
A Pós em Enfermagem Oncológica tem duração de 14 meses, com carga horária total de 380 horas. Confira alguns destaques da nossa matriz curricular:
  • Oncologia clínica;
  • Cirurgias oncológicas;
  • Terapêutica oncológica;
  • Gerenciamento e suporte;
  • E muito mais…
Melhore suas práticas clínicas em Enfermagem com a Pós-Graduação em Enfermagem Oncológica e se qualifique para atuar na promoção do cuidado e tratamento de mulheres com câncer de mama.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699