Os nutracêuticos são uma espécie de suplemento alimentar e, em sua composição, têm compostos bioativos que são extraídos de seu alimento-fonte. Sua utilização tem diversas finalidades, uma das quais é o consumo para o tratamento de doenças. Para ingerir esse tipo de suplemento, é preciso prescrição médica, já que um eventual consumo imprudente pode trazer consequências ruins para a saúde.
VEJA TAMBÉM:
Educação nutricional
O papel da nutrição na vida do atleta
Nutrigenômica: um método de personalização na conduta clínica
Estratégia 5R: técnica capaz de regularizar o processo digestivo e a microbiota gastrointestinal
O papel da nutrição na vida do atleta
Nutrigenômica: um método de personalização na conduta clínica
Estratégia 5R: técnica capaz de regularizar o processo digestivo e a microbiota gastrointestinal
Nutracêuticos comuns
Os nutracêuticos mais conhecidos são: ômega-3, probióticos, vitaminas, minerais, fibras, licopeno, resveratrol e fitoesterois. Esses compostos trazem uma série de benefícios e causam um impacto positivo no organismo:
● Regula o nível do colesterol.
● Previne doenças cardiovasculares.
● Ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue, prevenindo ou controlando o diabetes.
● Proporciona uma melhora na saúde dos ossos.
● Otimiza o funcionamento do intestino.
● Faz um trabalho de regulação dos hormônios da tireoide.
Qual especialista pode prescrever nutracêuticos?
O uso de nutracêuticos pode ser prescrito por um nutricionista, porém, seu consumo precisa estar aliado a hábitos saudáveis, incluindo bons hábitos alimentares. Além disso, o acompanhamento de um especialista é importantíssimo para mensurar os efeitos da substância em seu corpo e para verificar como seu organismo está reagindo.
Por que é perigoso consumir nutracêuticos sem recomendação médica?
Os benefícios que os nutracêuticos oferecem podem ser encontrados em alimentos, porém, em baixas concentrações. Quando optamos por consumir um produto desse tipo, temos que levar em consideração que os nutracêuticos têm altas concentrações de substâncias e, se consumidos de forma irresponsável, podem acarretar algumas consequências, como:
● risco de formação de pedra nos rins e comprometimento desses órgãos;
● aumento na produção de gases;
● diarreia;
● intoxicação ou intolerância ao composto;
● distensão abdominal.
Além do nutricionista, outros profissionais da área da saúde e os profissionais da área de estética precisam aprofundar seus conhecimentos sobre os nutracêuticos. Um deles é o Biomédico Esteta. No curso de Pós-Graduação em Biomedicina Estética, o profissional irá aprofundar seus conhecimentos sobre nutracêuticos, nutricosméticos e fitoterápicos.
Os cursos da Pós USCS têm essa característica de ofertar conteúdos abrangentes para seus alunos, com a finalidade de apresentar um mundo de possibilidades para esses profissionais que irão fazer a diferença no mercado de trabalho.
Ficou curioso e quer conhecer mais o nosso curso de Pós em Biomedicina Estética? Então, acesse: https://bit.ly/3xSFbuj