
Em um momento de recessão econômica, mudanças climáticas, encolhimento e isolamento de famílias, do aumento da concentração de renda, desigualdades sociais e expectativa de vida, a arquitetura enfrenta o grande desafio de fornecer soluções sustentáveis e tecnológicas, que estejam alinhadas com um propósito maior de oferecer qualidade de vida, desenvolvendo ambientes agradáveis e acessíveis a todos.
Assim, a demanda por arquitetos altamente capacitados para atender as demandas que surgem no mercado cresce a cada dia, tornando fundamental uma especialização em Arquitetura Humanizada para quem busca se alinhar às emergentes necessidades dos clientes.
Com amplas possibilidades de atuação na área de Arquitetura, o especialista se torna apto para desempenhar funções variadas, acrescentando os conhecimentos obtidos na graduação e os somando com os conhecimentos adquiridos na especialização.
Com amplas possibilidades de atuação na área de Arquitetura, o especialista se torna apto para desempenhar funções variadas, acrescentando os conhecimentos obtidos na graduação e os somando com os conhecimentos adquiridos na especialização.
Se você quer conhecer mais sobre a especialização em Arquitetura Humanizada, continue a leitura!
LEIA TAMBÉM:
- Arquitetura e Desenho Universal: Criando Espaços Acessíveis e Inclusivos
- Arquitetura Humanizada: criando ambientes sustentáveis e acolhedores
- Desenho Universal: adaptando espaços para a diversidade
- Arquitetura Acessível: Como Profissionais podem Transformar Espaços Inclusivos para Todos
- Arquitetura Sustentável: Descubra as 5 práticas para o sucesso
O que é Arquitetura Humanizada?
A Arquitetura Humanizada é uma especialidade da arquitetura, sendo individualizada e personalizada para o cliente. Esta modalidade considera os sentimentos, emoções e percepções do cliente e de todos os que habitarão o espaço a ser desenhado, colocando o ser humano no centro do processo de design ao criar ambientes sustentáveis e acolhedores. De grande importância, é altamente valorizada pois respeita o cliente ao enxergá-lo como ser humano.
Além disso, a sustentabilidade e o bem-estar se conectam intrinsecamente à Arquitetura Humanizada, não buscando apenas minimizar o impacto ambiental, mas também promover o conforto e qualidade de vida para as pessoas.
O que faz um especialista em Arquitetura Humanizada e onde pode atuar?
O especialista em Arquitetura Humanizada é o profissional qualificado para planejar, projetar, construir e organizar espaços considerando aspectos tais como estética, funcionalidade, conforto, dimensão, sustentabilidade e acessibilidade.
Estes profissionais possuem um campo de trabalho diversificado que abrange várias áreas interdisciplinares, com possibilidade de atuação em:
- Arquitetura e urbanismo: Realização de projetos de edificação e espaços urbanos que priorizam a sustentabilidade e a acessibilidade;
- Design de interiores: Criação de ambientes internos que sejam acolhedores, acessíveis e sustentáveis;
- Engenharia civil: Implementação de técnicas e materiais sustentáveis em construções e reformas;
- Paisagismo: Desenvolvimento de espaços verdes que promovam o bem-estar e a integração com a natureza.;
- Consultoria em acessibilidade: Assessoria para garantir que os espaços sejam acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas características;
- Gestão de Projetos Ambientais: Realização de planejamento e execução de projetos que visem a sustentabilidade e a humanização dos ambientes construídos; e
- Saúde pública e psicologia ambiental: Aplicação de princípios de arquitetura humanizada para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas em ambientes de saúde e comunitários.
Esses campos de atuação mostram a versatilidade e a profundidade da prática do arquiteto humanista, que vai para além da arquitetura e urbanismo, atingindo diferentes esferas da vida humana e social.
Mercado de Arquitetura
A cada ano que passa, é notável o aumento da conscientização sobre a importância a acessibilidade e sustentabilidade, considerando, em especial, os aspectos sociais ao redor do mundo, onde as mudanças climáticas ganham cada vez mais força, a tecnologia se expande e os importantes debates sobre igualdade só tendem a crescer.
Assim, a integração entre a acessibilidade, sustentabilidade e arquitetura se faz cada vez mais relevante e colocando o arquiteto como um profissional cada vez mais buscado, uma vez que há menos de 200 mil arquitetos registrados no Brasil - valor, também, que expressa a baixa concorrência do mercado.
O mercado da arquitetura está em constante mudança, demandando de seus profissionais um preparo e estudo contínuo para que continuem a atender as inovações do setor. Confira algumas das tendências deste mercado:
- Sustentabilidade: Há um aumento na valorização do meio ambiente, onde a arquitetura aposta em materiais mais sustentáveis;
- Construções de energia zero e positiva: Estes ambientes tendem a consumir menor energia, bem como produzem energia excedente;
- Integração entre ambientes: Priorizam a funcionalidade; e
- Acessibilidade: É incorporada desde o início do projeto, visando atender todos os públicos.
Como funciona a Pós-graduação em Arquitetura Humanizada, Acessibilidade e Ambientes Sustentáveis da Pós USCS?
A Pós-graduação em Arquitetura Humanizada, Acessibilidade e Ambientes Sustentáveis da USCS foi desenvolvido para preparar os profissionais para agregar conhecimentos sobre acessibilidade e sustentabilidade, especializando os profissionais graduados em arquitetura, paisagismo, design, engenharia e psicologia ambiental para atuarem fornecendo projetos éticos e acessíveis.
Assim, os especialistas desenvolverão múltiplas competências para realizar projetos, reformas e retrofits de forma que os edifícios e escala urbana sejam sustentáveis e promovam ambientes centrados no ser humano e na diversidade.
O programa é dividido em módulos que permitem ao aluno um aprofundamento de seus conhecimentos de forma progressiva, contando com uma carga horária extensa, tendo como principais objetivos proporcionar ao aluno um domínio do conhecimento em arquitetura sustentável e acessível com enfoque prático.
Quem coordena o curso?
A Pós-graduação em Arquitetura Humanizada, Acessibilidade e Ambientes Sustentáveis da USCS é coordenada pelas arquitetas e professoras Silvana Cambiaghi e Shirley Vaz Vedovate.
Silvana é arquiteta e mestre em acessibilidade e Desenho Universal pela Universidade de São Paulo. Fundadora e atual presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo, além de sócia da Design Universal Consultoria. Autora do livro ‘Desenho Universal: Métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas’.
Shirley é arquiteta e urbanista, especialista em Arquitetura de Hospitais, Laboratórios e Clínicas e Saúde do Idoso, com especialização em Gestão em Saúde e certificação HBC. Além disso, é co-autora do livro ‘Acessibilidade: 14 profissionais e 1 propósito’.
As formações sólidas e vastas experiências na área, tornam as professoras Silvana e Shirley em profissionais de renome, altamente requisitadas e conhecidas no mercado da arquitetura. Sob a coordenação de Silvana e Shirley, a Pós em Arquitetura Humanizada promete formar alunos para que atuem com destaque no mercado de trabalho.
A Pós USCS oferece uma oportunidade excelente para aqueles que buscam uma especialização transformadora, tanto em âmbito profissional, para oferecer melhores oportunidades de ambientação pautada na diversidade, quanto em âmbito pessoal, em um curso que possibilita um salto na carreira.
Conheça a Pós em Arquitetura Humanizada da Pós USCS
Se você está buscando uma capacitação para se tornar referência na área da arquitetura, a Pós-graduação em Arquitetura Humanizada, Acessibilidade e Ambientes Sustentáveis da USCS é a escolha ideal para você. Este curso oferece uma formação sólida e completa, preparando os profissionais para atuarem em um mercado que está em constante expansão e que demanda por especialistas.
O curso de Arquitetura Humanizada atende a modalidade com aulas ao vivo, sendo 100% online, e tem duração de 18 meses. Em 360 horas de carga, as aulas serão ministradas uma vez ao mês, aos sábados e domingos, das 8h às 16h.
Entre alguns destaques da matriz curricular temos:
- Desenho Universal;
- Acessibilidade inteligente;
- Sustentabilidade no ambiente construído;
- Neurociência aplicada a arquitetura;
- Paisagismo e Design Biofílico;
- Retrofit e tecnologia;
- E muito mais…
Não perca tempo adiando sua profissionalização, conheça a Pós em Arquitetura Humanizada e se habilite para desenvolver ambientes mais sustentáveis e acessíveis. Vem pra USCS!