A saúde da pele é uma questão crucial, especialmente quando se trata da prevenção do câncer de pele. A fisioterapia dermatológica desempenha um papel vital na educação pública sobre os riscos associados e na promoção de práticas saudáveis que podem salvar vidas.
Fisioterapeutas na Linha de Frente
As fisioterapeutas, com especialização em estética, estão na linha de frente dessa batalha pela saúde da pele. Seu conhecimento não apenas permite a promoção de hábitos saudáveis, como o uso regular de protetor solar, mas também desempenha um papel crucial na detecção precoce de condições preocupantes. Elas são fundamentais para educar a comunidade sobre a importância dos exames regulares da pele, que podem identificar precocemente o câncer de pele, especialmente o melanoma.
O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país — de acordo com uma publicação do Ministério da Saúde.
O câncer de pele não melanoma é o mais comum no Brasil e tem alta chance de cura — desde que seja detectado e tratado precocemente. Quando não é tratado adequadamente, pode deixar mutilações bastante expressivas. Esse tipo de câncer matou 1.488 homens e 1.128 mulheres em 2019 e a estimativa para 2020 era de 176.930 casos.
Ao ensinar sobre o cuidado com a pele, inclusive na verificação de sinais e manchas, os profissionais em fisioterapia dermatofuncional cumprem um importante papel na prevenção e na detecção precoce do câncer de pele.
Além disso,a fisioterapia dermatofuncional em pacientes oncológicos pode entrar como um tratamento complementar ao já estabelecido pelos médicos. O objetivo é que os procedimentos ofereçam maior bem-estar aos pacientes. Como diz Lina Faria em um artigo sobre o trabalho da fisioterapia em pacientes oncológicos, “a fisioterapia reduz os riscos de complicações e pode restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas”.
Vantagens de uma Especialização
Fazer uma especialização em Dermatofuncional e Cosmetologia oferece vantagens significativas para os profissionais de fisioterapia. Além da liberdade para empreender, esses profissionais se destacam no mercado, sendo valorizados por sua expertise. Em um setor bilionário como o da beleza, a especialização oferece um leque de oportunidades, desde clínicas especializadas até consultórios particulares.
Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia da Pós USCS
A Pós USCS oferece uma oportunidade única para fisioterapeutas que buscam se especializar nesse campo crucial da saúde. Com aulas uma vez por mês aos sábados e domingos nos campi de Santos e São Caetano do Sul, o programa é projetado para atender às necessidades dos profissionais que desejam aprimorar suas habilidades.
A matriz curricular é robusta, garantindo uma sólida especialização abrangendo todos os aspectos essenciais da Dermatofuncional e Cosmetologia.
-
No módulo de Introdução a Dermatofuncional e Cosmetologia você terá matérias como Anatomia e Histologia da Pele e Disfunções estéticas e técnicas de avaliação em estética facial e corporal.
-
No Módulo de Eletrotermofototerapias Estética você vai aprender sobre Eletroterapia, Laser e Led de Baixa Intensidade, Radiofrequência, Criofrequência Ultracavitação e muito mais.
- Temos também os módulos de Técnicas Injetáveis e Cosmetologia Estética Aplicada.
As inscrições estão abertas até o final de Outubro, e este é o momento de investir no seu desenvolvimento profissional.
Não perca a oportunidade de se destacar na fisioterapia dermatológica e fazer a diferença na saúde da pele. Faça sua inscrição agora e embarque nessa jornada de conhecimento e excelência profissional.