Nós podemos ser influenciados a ingerir determinados tipos de alimentos por causa do nosso círculo social, isto é, podemos ser induzidos a comer algo caso o grupo ao nosso redor o esteja consumindo. O efeito reverso também pode acontecer, ou seja, caso estejamos inseridos em um grupo social que está passando por uma restrição alimentar, podemos começar a praticar a mesma dieta.
É certo afirmar que as referências de nossa alimentação têm um grande peso em nosso desenvolvimento humano, por isso, os nutricionistas reforçam a importância de se criar uma relação saudável com a comida desde a infância. Boa parte de nossos hábitos são construídos na infância, razão pela qual é importante ter esse período da vida como ponto de partida para uma fase adulta mais saudável e livre de doenças.
VEJA TAMBÉM:
Os alimentos podem ser um meio de transmissão do coronavírus?
As especializações na área de Nutrição
Estímulos, além dos fisiológicos, que originam a vontade de comer
Compulsão alimentar durante a quarentena
É importante entender que a nossa alimentação diz respeito a uma série de fatores que vão muito além das necessidades de vitaminas e nutrientes. Nossos hábitos alimentares estão ligados a aspectos físicos, comportamentais e emocionais.
Terapia alimentar
A terapia alimentar é uma técnica que vem ganhando bastante notoriedade entre as pessoas que querem obter uma relação mais saudável com a alimentação. Durante o processo de tratamento, o paciente é convidado a compreender e ressignificar os pensamentos e as ideias a respeito dos alimentos.
Durante as sessões, o paciente é convidado a fazer uma análise de seus sentimentos e de como tudo isso influencia em seu processo de escolha alimentar, ou seja, de como chegou ao ponto de desenvolver uma visão deturpada da comida e passou a se alimentar mal, consumindo alimentos pouco nutritivos.
É importante ressaltar que essa técnica não é utilizada apenas para as pessoas que querem emagrecer. Ela pode ser usada no tratamento de transtornos alimentares. Através da terapia voltada para o hábito alimentar é possível contribuir positivamente para o tratamento de doenças como bulimia, anorexia e obesidade.
Conheça os cursos de Pós-graduação da USCS:
Pós-graduação em Psicologia: https://bit.ly/2EUlpJh
Pós-graduação em Nutrição: https://bit.ly/31OW6B6