Os profissionais que dedicam suas carreiras ao estudo da psicologia e da aprendizagem aprofundam seus conhecimentos sobre como esse processo se desenrola, focando-se em entender a aprendizagem de crianças e adultos, as estratégias e técnicas educacionais e a instituição escolar. Isso tudo pode ajudar no incentivo a melhorias.
O que é psicologia da educação e aprendizagem?
É por meio da educação que nós desenvolvemos uma série de sentidos e contribuímos não só para o nosso aprendizado, mas também para o crescimento da sociedade. Porém o acompanhamento de todos os processos educacionais por parte de um profissional é importantíssimo e indispensável.
A escolas aproveitam desse conhecimento que a psicologia educacional oferece para poder aperfeiçoar técnicas, identificar erros e projetar mudanças. Há três grandes pilares que ajudaram a difundir a psicologia educacional: William James, John Dewey e Edward Lee Thorndike.
VEJA TAMBÉM:
O conceito de justiça deve ser trabalhado ainda na educação infantil
Entenda a classificação atual do autismo
A meditação e os benefícios para o nosso cérebro
Professora brasileira é finalista em prêmio importantíssimo da Educação
Em meio às discussões que foram provocadas por esses grandes estudiosos, surgiu a escola que conhecemos hoje. Dentro do ambiente escolar, a criança deverá se sentir livre para expressar suas emoções, exercendo sua liberdade como ser. Por meio dos fenômenos psicológicos, o psicólogo que se dedica a essa área entenderá os processos educacionais de uma forma mais abrangente.
Benefícios da psicologia na educação
A psicologia é uma grande aliada dos professores e dos alunos. Com a visão voltada para esse campo, todos são beneficiados, inclusive a sociedade. Conheça os benefícios:
• Ajuda no desenvolvimento da didática de ensino.
• É essencial para o processo de conhecimento do estudante.
• Dissolve conflitos em sala de aula.
• Promove a tolerância e inclusão entre os alunos.
• Ajuda no desenvolvimento de sistemas de avaliação.
Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica
O curso é concebido para que os profissionais possam conhecer os processos neurais que ocorrem no momento da aprendizagem, a reação do cérebro aos estímulos do ambiente, as interações e as funções das regiões cerebrais, os processos cognitivos e o desenvolvimento neuropsicomotor, para que, desse modo, sejam capazes de identificar processos/transtornos de aprendizagem e desenvolver a prática neuropsicopedagógica.
Conheça algumas disciplinas:
-Neuroanatomia, neurofisiologia e desenvolvimento neuropsicomotor
-Neuroanatomia e neurofisiologia
-Células da glia e modulação neuronal, sistema límbico, glânglios de base e cerebelo
-Desenvolvimento neuropsicomotor
Saiba mais informações: https://bit.ly/2LozaBb