O cinema é uma expressão artística muito popular e uma das mais antigas do mundo. Ao longo dos anos, os seres humanos se aprofundam em diversas formas de arte através das telonas. Para os profissionais da área, é preciso se aprofundar nos gêneros cinematográficos para poder montar uma peça artística significativa para a cultura e, claro, oferecer os melhores materiais para o mercado.
VEJA TAMBÉM:
Para que servem os nutracêuticos?
A gestão de pessoas na engenharia
Para evitar um quadro de suicídio é preciso ter atenção aos sinais
Qual é a diferença entre cirurgia plástica e cirurgia plástica reparadora?
A gestão de pessoas na engenharia
Para evitar um quadro de suicídio é preciso ter atenção aos sinais
Qual é a diferença entre cirurgia plástica e cirurgia plástica reparadora?
Gêneros cinematográficos
Terror – Com o propósito de provocar medo, susto e entusiasmo nos telespectadores, o terror é um dos gêneros mais antigos e que ainda faz sucesso.
Comédia – Sendo um dos gêneros mais antigos do cinema também, a comédia vem encantando multidões, com grandes nomes, desde as primeiras exibições na telona. Resumidamente, a comédia saiu dos teatros direto para as salas de cinema, e é um dos gêneros mais populares até hoje.
Western e Faroeste Espaguete – Filmes desse gênero se tornaram um clássico nos cinemas do mundo. Até hoje, usa-se referências e o estilo faroeste em uma série de produções; portanto, esse é um gênero consagrado no mundo cinematográfico.
Noir – Esse gênero se popularizou entre as décadas de 1930 e 1950, e explorou o mundo dos crimes e investigações policiais ao longo dos anos, trazendo sempre um universo sombrio, com diversos personagens marcantes para as telonas.
Musical – Esse é um gênero que divide opiniões, pois nem todas as pessoas gostam dele. Porém, há musicais clássicos que marcaram a sociedade culturalmente e fizeram história no cinema.
Experimental – Esse é um segmento cinematográfico bastante controverso e que levanta diversas discussões, já que muitos não o consideram um gênero. Porém, de fato, o cinema feito de forma experimental tem sua relevância para o mundo.
Exploitation – Esse gênero é definido como filmes de baixo orçamento que exploram de forma apelativa temas como sexo, violência e drogas. Esse gênero ganhou bastante importância entre as décadas de 1960 e 1970, e foi explorado por grandes diretores que fizeram sucesso nas bilheterias mundo afora.
Drama e Romance – O romance e o drama estão presentes na maioria dos filmes, seja explícita ou implicitamente. Portanto, há uma série de obras que têm em suas histórias pitadas de drama e romance, mas não são consideradas filmes do gênero. Ainda assim, há grandes filmes que conquistaram multidões e têm sua extrema relevância no cinema mundial.
Ficção Científica – A ficção científica tem uma história de sucesso no cinema e na literatura. Ao longo dos anos, conquistou plateias e faturou muito dinheiro. É um gênero muito utilizado, dado o seu propósito de especular sobre o futuro, a tecnologia e a vida fora do planeta Terra.
Documentário - Em geral, esse gênero procura explorar histórias e acontecimentos reais, através de personagens reais que contam suas histórias. Dessa forma, as histórias são contadas pelos personagens que efetivamente viveram aquela situação.
Pós-Graduação em Cinema e Linguagem Audiovisual
Qualquer produção audiovisual passa necessariamente pelo planejamento, e não há planejamento eficaz sem que haja profundo conhecimento técnico e teórico dos sistemas produtivos que serão empregados. É fundamental, também, conhecer todo o potencial dos instrumentos necessários para a realização dos produtos audiovisuais. Os gêneros cinematográficos são profundamente explorados no curso de Pós em Cinema e Linguagem Audiovisual, no qual o aluno é convidado a viver uma experiência acadêmica única, rica e inesquecível, que contribuirá para seu crescimento pessoal e profissional.
Quer saber mais sobre o curso de especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual? Então, acesse: https://bit.ly/3zpENFr