Quais tratamentos são indicados na Tricologia

Quais tratamentos são indicados na Tricologia

image


Todos sabemos que problemas relacionados aos cabelos e ao couro cabeludo podem trazer grandes transtornos a quem sofre com eles. Isso porque tais problemas representam parte importante da estética e da imagem pessoal apresentada ao mundo. Os problemas podem se manifestar de várias formas:
 
Alopecia
Pode manifestar-se por fatores genéticos, quando os fios começam a ficar muito finos e quebradiços, fazendo com que o couro cabeludo se torne mais visível. Com o passar do tempo, a tendência é que a quebra fique mais evidente.
 
Mas a alopecia também pode surgir devido a outros fatores, quando causa irritação e inflamação em alguns locais. Nesse caso, o que ocorre é a perda de cabelos em determinados pontos da cabeça, eisso vai causando falhas e ausências no couro cabeludo.
 
Existem casos raros, nos quais a pessoa pode perder até mesmo todo o cabelo.
 
Queda de cabelo
A queda de cabelo ocorre devido a vários fatores, que tanto podem ser hereditários como associados a hábitos não saudáveis de vida.
 
Muitos não acreditam que um ritmo de vida inadequado, com má alimentação, abuso de bebidas alcoólicas e tabagismo pode influenciar negativamente na saúde do corpo como um todo, inclusive do couro cabeludo, que, assim como outras partes do corpo, responde a estímulos.
 
Isso prova o quanto o corpo é um organismo complexo e integrado.
 
Calvície
A calvície é também conhecida como alopecia androgenética, pois seu desenvolvimento se dá por fatores genéticos.
 
Com o avanço da idade, a calvície vai se tornando mais evidente e é importante que se procure um especialista, para diagnosticar e tratar o quanto antes.
 
Eflúvio telógeno
Essa condição é mais comum do que pensamos, apesar do nome diferente.
 
Ela caracteriza a queda de cabelo por algum episódio traumático ou que provocou um grande estresse.
 
Eventos que provocam um abalo repentino ou situações diárias de estresse podem levar a esse tipo de queda.
 
Oleosidade
A oleosidade, a princípio, pode não representar uma situação preocupante, mas ela representa grande incômodo ao se tornar mais acentuada ou quando acontece com recorrência.
 
A longo prazo, a oleosidade pode gerar consequências como a perda da qualidade e da vitalidade dos fios, coceira excessiva, queda e aspecto permanente  de sujeira.
 
É necessário analisar a oleosidade a fim de entender as suas causas e tratar adequadamente para se livrar dela.
 
Mais do que identificar, é necessário sempre consultar especialistas que darão o diagnóstico correto para que, assim, se possa seguir o tratamento adequado para cada uma dessas condições capilares.
 
Mas qual é o ramo da saúde e da estética que trata dessas questões e o respectivo profissional envolvido?
A Tricologia, e o profissional especialista é o Tricologista.
Vamos entender melhor o que é a tricologia e quais são os tratamentos adequados para cada fim.
 
Tricologia
É a área da ciência que trata todos os assuntos relacionados aos pelos, aos cabelos e ao couro cabeludo.
 
Como se trata de uma área da ciência que se relaciona à saúde e à estética, no Brasil ela vem ganhando grande visibilidade e se tornando relevante, tanto no que diz respeito aos tratamentos tradicionais quanto no que diz respeito à prevenção e aos tratamentos alternativos.
 
Tratamentos feitos na Tricologia
Ao realizar o diagnóstico adequado, feito por profissional competente, é possível optar por um dos tratamentos.
Vamos entender melhor quais são.
 
Eletroterapia
Trata-se de um tratamento que se utiliza de uma corrente elétrica de alta frequência
Essa corrente gera uma atividade energética, também chamada de ATP, que estimula o aumento do fluxo sanguíneo no local.
 
Ozonioterapia
Precisa ser realizado por especialista com autorização prévia do Conselho.
 
Nesse tratamento, o oxigênio passa por uma máquina e é transformado em ozônio em forma de vapor e água, que é aplicado nos fios ou no couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea e recuperar a saúde capilar.
 
Laserterapia
Indicado para queda de cabelo ou calvície, é um tratamento que utiliza um laser de baixa potência.
 
As sessões têm duração média de 20 minutos, e os resultados podem aparecer já no segundo mês de tratamento.
 
Quanto à frequência e ao tempo de tratamento, varia caso a caso. Por isso, é necessário buscar orientação profissional.
 
Massagens capilares
Promover relaxamento e bem-estar também é um tratamento.
 
Portanto, a massagem capilar é um dos procedimentos mais comuns no que diz respeito à saúde dos cabelos e do couro cabeludo.
 
O profissional de Tricologia
O profissional responsável pelos tratamentos na Tricologia tem papel fundamental em todo o processo.
 
Portanto, ele precisa estar atento e ciente de sua importância, assim como da importância de realizar um bom trabalho, pois tem diante de si um paciente que depende dele para voltar a se sentir bem no dia a dia.
 
Por isso, é fundamental investir na carreira adequadamente e aprender todos os procedimentos, as etapas, a ética e a cultura envolvidos nessa ciência.
 
A tricologia atualmente é um mercado em ascensão. Por ser uma prática que envolve a saúde, visto que os cabelos são biomarcadores, precisa estar embasada na ciência. Estudos, pesquisas, casos clínicos, enfim, são inúmeras as possibilidades no campo científico. 
 
Compartilho com vocês esse conteúdo que nossos professores Ton Toffanello e Priscila Vareschi trouxeram sobre a importância da tricologia científica. 
 
        
 
 
A Pós USCS oferece o curso de pós-graduação em Tricologia e Visagismo, com o objetivo de formar cada vez mais especialistas comprometidos com suas carreiras e com seu desenvolvimento profissional, de modo que possam devolver a autoestima ao maior número de pessoas possível.
 
Não perca a chance de se tornar um especialista em Tricologia e se destacar no mercado de trabalho. Faça já a sua inscrição na pós-graduação em Tricologia e Visagismo e prepare-se para uma carreira de sucesso na área da estética e da saúde.
 

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699