O neuropsicólogo está inserido em mercado com alta demanda e diversas áreas de atuação e é responsável por desempenhar um papel fundamental no tratamento de indivíduos que apresentam problemas cognitivos ou dificuldades de aprendizagem. Com a união entre os conhecimentos fornecidos pela neurociência e psicologia, tal profissional é capacitado para compreender o comportamento humano e como este se relaciona com o funcionamento cerebral.
Para saber mais sobre a função do Neuropsicólogo, continue a leitura!
LEIA TAMBÉM:
- Quais são as Etapas da Avaliação Neuropsicológica
- A História da Neuropsicologia
- Neuropsicologia: avanços, desafios e oportunidades da carreira
- Neuroeducação: Transformando o Ensino com Base na Ciência do Cérebro
- O Que Diz a Neurociência Sobre a Procrastinação Infantil nos Estudos
O que faz um neuropsicólogo?
Especialista em Neuropsicologia, o neuropsicólogo possui conhecimentos aprofundados em psicologia e neurociência, sendo o profissional responsável por estudar a relação existente entre o sistema nervoso e o comportamento humano, além de compreender como o cérebro exerce influência sobre as funções cognitivas, tais como memória, concentração, raciocínio e controle emocional.
O principal objetivo do neuropsicólogo é investigar, analisar e tratar indivíduos que apresentem problemas de ordem cognitiva, sendo requisitado em casos onde o paciente apresenta alguma disfunção neuropsicológica que podem aparecer como respostas a doenças específicas ou traumas.
Ao desenvolver um diagnóstico a partir de relatórios completos, o profissional especializado consegue promover um tratamento assertivo para o paciente, podendo até mesmo atuar na reabilitação de tal assistido com exercícios específicos que visam o estímulo e reabilitação de funções cerebrais.
Além disso, o neuropsicólogo também possui atuação no campo acadêmico, desenvolvendo pesquisas científicas ou mesmo ocupando cargo de docência em instituições de ensino superior.
Qual é a diferença entre o psicólogo e o neuropsicólogo?
Todo neuropsicólogo possui ensino superior em Psicologia, entretanto, a atuação deste profissional se diferencia em alguns aspectos da atuação do psicólogo. Enquanto o especialista em Neuropsicologia se destina ao tratamento de questões relacionadas ao comportamento cerebral e como estes impactam na vida do paciente ao desenvolver um plano de atendimento especializado com prazo determinado, o psicólogo se atem a questões generalistas, com um tratamento prolongado.
O neuropsicólogo pode inclusive desenvolver laudos clínicos e prescrever tratamentos para o paciente, bem como pode contar com o auxílio de outros profissionais, tais como psiquiatras, neurologistas, psicólogos, fisioterapeutas e psicopedagogos.
O profissional graduado em Psicologia irá promover um atendimento onde o paciente será induzido a trazer questões do dia-a-dia, com a finalidade de se autoconhecer e tratar questões relacionadas a saúde mental. Além disso, tal profissional, em muitos casos, oferece aconselhamento para que o paciente lide com questões cotidianas.
Entretanto, tanto o psicólogo, como o neuropsicólogo, tem como objetivo em comum a capacitação do paciente para que este tome as melhores decisões para sua vida, seja por meio do autoconhecimento ou pelo conhecimento de suas funcionalidades cerebrais. Ambas as áreas são complementares e podem ser trabalhadas juntas visando a melhoria do paciente.
Qual a importância da neuropsicologia?
O trabalho do neuropsicólogo é de suma importância para a promoção do bem-estar e melhoria da qualidade de vida de pessoas que apresentam algum tipo de problema cognitivo. Com a avaliação adequada, é possível obter as informações necessárias para que o indivíduo consiga melhor seguir sua vida, desenvolvendo as habilidades necessárias para que conquiste sua autonomia.
Logo, o neuropsicólogo é extramente requisitado por ser capacitado para desenvolver planos de tratamento especializados para os pacientes que apresentam dificuldades de aprendizagem, problemas comportamentais ou mesmo que possuam a necessidade de reabilitação física e cognitiva. Desta forma, a formação em neuropsicologia se faz imprescindível.
Se torne um Neuropsicólogo com a Pós USCS
Se você deseja se tornar um neuropsicólogo de sucesso, conheça o curso de Pós-graduação em Neuropsicologia desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Essa especialização foi idealizada para todos os profissionais que estejam buscando um conhecimento aprofundado e integrado em neurociência e psicologia.
Na Pós USCS você encontra um corpo docente formado por mestres e doutores, todos especialistas em suas respectivas áreas, que irão fornecer aos alunos uma formação completa e sólida, visando a capacitação do profissional para que este se habilite a trabalhar em clínicas especializadas prestando auxílio direto aos indivíduos que apresentem transtornos cognitivos.
A Pós em Neuropsicologia tem duração de 18 meses e pode ser realizada presencialmente em São Caetano do Sul, com carga horária total de 360h, dividida em 120h de aulas online ao vivo e 240h de aulas presenciais.
Aproveite a oportunidade para expandir suas habilidades profissionais. A Pós-graduação em Neuropsicologia da Pós USCS é a escolha assertiva para aqueles que desejam promover a diferença na vida dos pacientes.
Receba um curso gratuito em Neuropsicologia!
Se você quer conhecer a qualidade educacional da Pós USCS, adquira agora mesmo o curso gratuito Neuropsicologia em Foco: O cérebro e a Psicopatologia, ministrado pela professora da Pós-graduação em Neuropsicologia, Caroline Azevedo.
Em quatro aulas exclusivas, inteiramente online e com certificado de conclusão, você vai desvendar as complexidades da mente humana, além de obter uma compreensão aprofundada sobre os mistérios que circundam as diferentes patologias.