Antes, as empresas se preocupavam apenas em vender bons produtos. Hoje, as preocupações são mais complexas, uma vez que os consumidores não procuram apenas as empresas que se limitam a essa prioridade. Na verdade, o mercado está focado também em questões relacionadas à logística, por exemplo.
A logística se tornou uma parte primordial das empresas; as pessoas compram on-line e querem que o produto lhes seja entregue o mais rápido possível. Por causa dessa nova dinâmica, as empresas adotaram conceitos e práticas do sistema lean.
VEJA TAMBÉM:
A ética e o setor de recursos humanos
A equipe de recursos humanos precisa trazer à tona a diversidade para dentro das empresas
As melhores práticas para o gestor de pessoas aplicar em seu dia a dia
Um RH humanizado é o caminho para a satisfação corporativa
Precisa-se investir em uma estrutura específica, que atenda ao mercado digital. O planejamento, o fornecimento, a produção, a distribuição e a venda para o consumidor final precisam estar alinhados. E essa estruturação pode basear-se na gestão lean.
Profissionais que têm especialização em lean podem ser mais que necessários à implementação de um sistema logístico mais ágil. Por meio dele, a empresa entenderá suas movimentações e os problemas e desperdícios que enfrenta. Essa transformação só pode acontecer com uma mudança geral de cultura no setor, mediante boas práticas e sob uma excelente liderança.
Através desse trabalho, a equipe estará mais engajada na busca da excelência, diminuição de desperdícios, alinhamento entre os parceiros, aumento da produtividade e melhora da logística. Porém, todo esse processo precisa ser coordenado por um profissional habilitado.
É por isso que a USCS oferece a Pós-Graduação em Engenharia Industrial com ênfase em Lean Manufacturing. Conheça o nosso curso: https://bit.ly/2Dl8QmB