A administração pública brasileira é um grande desafio e o sistema recebe duras críticas de todos os lados. A ineficiência e a baixa qualidade dos serviços prestados estão entre os principais problemas; mas também podemos falar da lentidão do atendimento à população, da má gestão e da falta de transparência na utilização de recursos públicos.
O tamanho do desafio exige profissionais altamente qualificados para atender as demandas relacionadas à administração pública brasileira. Um curso de pós-graduação que faz de você um especialista no assunto é a Pós-Graduação a Distância em Auditoria Governamental pela USCS.
No entanto, ainda faltam muitos auditores no setor governamental no Brasil. Nós temos um dos menores contingentes de auditores em proporção ao número de habitantes e ao número de servidores públicos.
A carência de auditores cria uma atmosfera de permissividade, de ausência de fiscalização e controles, de relaxamento de costumes profissionais, que facilita um ambiente propício à ineficiência e à corrupção.
Isso só será mudado com a qualificação e preparo dos servidores públicos para a realização das funções de auditoria, controle, monitoramento e avaliação das ações dos gestores e setor público, entre outras medidas.
Com o objetivo de capacitar melhor os auditores, o Tribunal de Contas da União criou em 2011 um Programa de Aprimoramento Profissional em Auditoria Governamental.
Nesse treinamento, explica-se, por exemplo, que a “auditoria é o exame independente e objetivo de uma situação ou condição, em confronto com um critério ou padrão preestabelecido, para que se possa opinar ou comentar a respeito para um destinatário predeterminado” — conceitua o TCU.
Qualquer país ou empresa que trate com seriedade sua riqueza e a administração dos seus recursos, investirá na criação de ferramentas de controle e auditoria.
Como diz a publicação do TCU, “a auditoria e a sua evolução estão indissociavelmente ligadas ao controle das riquezas, à expansão dos mercados, ao acúmulo de capitais e ao desenvolvimento econômico dos países”.
Assim como o crescimento econômico e do capital influenciaram decisivamente o surgimento da função de auditoria e o seu desenvolvimento, o crescimento da economia de um país exige a adoção de medidas de controle, bem como a capacitação de profissionais para fazer esse trabalho.
Venha fazer sua Pós EAD em Auditoria Governamental na USCS
A pós-graduação em Auditoria Governamental tem o objetivo de qualificar os profissionais que atuam nas áreas de controle, monitoramento e avaliação da administração pública brasileira para atenderem, com qualidade, às necessidades profissionais de Auditoria em Organizações do Setor Público do Estado brasileiro em seus vários níveis, bem como para preparar profissionais que pretendem ingressar na carreira pública.
A pós-graduação EAD em Auditoria Governamental tem carga horária de 420h e disciplinas como Administração Pública Gerencial, Teoria Geral da Auditoria, Contabilidade Pública e muito mais.
Com essa pós-graduação, você estará preparado para atuar como Auditor de contas públicas, participar de concursos públicos e prestar consultoria especializada.
Clique aqui e conheça a pós-graduação EAD em Auditoria Governamental da USCS. Inscreva-se já.