Saiba tudo sobre candidíase no homem

Saiba tudo sobre candidíase no homem

image


A candidíase é causada pelo fungo Candida albicans, existente de forma colonizada em diversas partes do corpo do homem e da mulher: regiões genitais, boca, esôfago, pele em geral, bexiga, intestinos, unhas e couro cabeludo, entre outras áreas menos comuns. Quando o sistema imunológico está enfraquecido ou há alteração na flora natural desse fungo (por uso prolongado de antibióticos, por exemplo), pode ocorrer sua proliferação excessiva.

Há incidência maior do Candida albicans nas regiões genitais femininas, por propiciarem um ambiente quente e úmido, mais propício para que esse fungo se prolifere em excesso. Contudo, ele pode acometer também os homens, inclusive mais de uma vez, sejam eles adultos ou crianças, pois se trata do mesmo fungo que causa sapinho e micose de unha.

Em alguns casos, a candidíase no homem é transmitida via relação sexual, pois o contato do pênis com a região da vagina com população excessiva de Candida albicans pode transmitir o fungo para o pênis, podendo causar balanite ou balanopostite, que é a infecção da glande e do prepúcio, respectivamente.
Além de dor ao urinar e durante a relação sexual, os sintomas da infecção incluem:

Na glande:

Pele avermelhada.
Coceira.
Inchaço.
Irritação e dor.

No prepúcio:

Secreção grossa e irregular sobre o prepúcio, produzindo um odor desagradável.
Dificuldade para puxar o prepúcio (fimose).

É necessário manter sempre uma boa higiene e uma boa alimentação para auxiliar os anticorpos do organismo a trabalharem da melhor forma. Para o diagnóstico, recomenda-se consultar um médico, o qual indicará o melhor tratamento, que geralmente inclui antibióticos e antifúngicos locais e sistêmicos.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699