Não pode haver saúde se não houver nutrição adequada, e esta se promove por meio da garantia da qualidade alimentar e sem riscos à saúde. É imprescindível compreender a questão alimentar além da área de saúde e sim no âmbito de assegurar alimentos básicos em quantidade e qualidade satisfatórios ao desenvolvimento e cultura alimentar do país.
A observância do cenário político alimentar do Brasil e do mundo é fundamental para analisar e controlar a qualidade dos alimentos produzidos e consumidos e garantir o consumo desejável. Indicadores sociais demonstram que além da discussão no âmbito de saúde, persistem graves problemas na cadeia produtiva, que não mais se limitam em discorrer sobre a capacidade de produção, mas sim, a qualidade efetiva do produto produzido, o armazenamento, suprimento, distribuição e escoamento dos alimentos produzidos até o varejo, atacado, terceiros ou distribuição direta até o consumidor.
Esta nova visão administrativa integra a compreensão da metodologia empregada na produção alimentar, no rastreamento do alimento em todas as etapas, e além delas, onde a logística de distribuição atende e garante qualidade do alimento até seu consumo final. E assim, assegura a segurança alimentar, por minimizar os riscos à saúde, e o impacto ambiental da produção de alimentos.
O alimento deixa então de ser apenas um objeto de lucro, um item de consumo, mas assume existência social e biológica, pelo seu valor nutricional e por ser um importante veiculo de promoção a saúde do homem. O presente curso propõe integrar o comportamento alimentar, a produtividade redimensionada ao consumo, com ênfase no controle eficiente da produção do alimento, enquanto matéria-prima, ao escoamento nas cadeias de distribuição, processamento, manipulação e garantir a qualidade final do alimento que compõem a cultura de alimentação.
Conheça tambem nossos cursos de NUTRIÇÃO