Inchaços no corpo, mal humor e até mesmo outros tipos de problemas, podem estar relacionados a desequilíbrio hormonal. Por essa razão é importante estar sempre atento a saúde e fazer exames de rotina regularmente a fim de averiguar as taxas de hormônio e se há algo errado com a sua saúde.
Conheça alguns sintomas que podem estar relacionados à irregularidade hormonal:
1- Menstruação desregulada
Ter Ciclo menstrual irregular pode indicar que seu organismo está produzindo hormônios em excesso ou ter falta deles. Algumas doenças também podem estar relacionadas a hormônios desregulados, como por exemplo, síndrome do ovário poli cístico.
2- Dificuldades para dormir
Sentir mais dificuldades para dormir pode estar relacionado a progesterona. Este hormônio é liberado pelos ovários e ajudam a ter uma boa noite de sono.
3- Pele oleosa e Acne
A Acne está relacionada ao excesso de hormônio que pode trazer complicações à pele, principalmente cútis (a pele do rosto), até mesmo na vida adulta.
4- Memória fraca
Dificuldades de concentração, ou esquecer-se sempre onde deixou as chaves, a certeira, entre outras coisas, podem ser indícios de que há desequilíbrio hormonal, e que isto está afetando o cérebro.
5- Mal-estar
Enjoos, dor estomacal, inchaço, diarreia, são alguns sintomas de mal-estar que ocorrem quando os hormônios de progesterona e estrogênio estão desregulados.
6- Cansaço excessivo
Excesso de fadiga pode indicar que há um desequilíbrio afetando o funcionamento da glândula tireoide.
7- Alterações de humor
Mudanças constantes de humor, depressão, tristeza podem indicar que hormônios como dopamina e serotonina estão desequilibrados.
8- Ganho de peso
Quando há níveis muito altos estrogênio no organismo, o apetite é alterado fazendo com que a pessoa sinta mais fome e se alimente mais, resultando no aumento de peso.
9- Dores de cabeça
Também relacionado aos níveis de estrogênio no organismo, constantes dores de cabeça podem indicar baixo nível.
10- Irritação na Vagina
Coceira, secura, irritação, pode ser indícios de desequilíbrio hormonal, além de pouca lubrificação na região íntima.
11- Falta de Libido
Perder a libido é uma das consequências de baixos índices de testosterona, o que compromete o desejo sexual diretamente.