A tricologia e a terapia capilar são áreas de atuação complementares que auxiliam no tratamento e cuidado para com os fios capilares e couro cabeludo, oferecendo tanto tratamentos especializados para doenças e transtornos capilares, quanto promovendo maior aspecto estético.
Continue a leitura e entenda mais sobre a tricologia e terapia capilar.
LEIA TAMBÉM:
- Queda de cabelo pós dengue: Como o tricologista pode ajudar no tratamento
- A Atuação do Enfermeiro em Tricologia e Terapia Capilar
- Solucione a Queda de Cabelo de seus Clientes se Especializando Em Tricologia
- Tratamentos para Queda de Cabelo: Conhecimentos Essenciais para Profissionais de Tricologia
- Como abrir uma clínica de estética?
Terapia capilar e Tricologia: Principais diferenças e como se complementam
A tricologia é uma abordagem pautada no estudo científico aprofundado do cabelo e do couro cabeludo, perpassando por aspectos desde sua anatomia e fisiologia, até doenças que possam acometer os fios capilares e couro cabeludo.
É comum associar a tricologia à estética pois o cabelo é um dos fatores de maior impacto na autoestima de uma pessoa, porém, tal área é interdisciplinar e envolve tanto a medicina, quanto a cosmetologia. Essa área do saber integra conhecimentos para tratar doenças e distúrbios variados, como por exemplo a queda de cabelo, caspa, psoríase e muito mais.
Dentro da tricologia, há o aprofundamento fornecido pela terapia capilar, responsável por aplicar os conhecimentos em tricologia em tratamentos não invasivos, visando a melhoria da saúde dos fios e couro cabeludo. Um profissional especializado em terapia capilar pode utilizar diversas técnicas em seus tratamentos personalizados, como por exemplo massagens, tratamentos tópicos e lasers de baixa intensidade.
Juntas, a tricologia e a terapia capilar atuam como importantes áreas complementares pois conseguem analisar causas possíveis de disfunções que acometem o cabelo e o couro cabeludo, a exemplo de quedas capilares, oleosidade e afinamento dos fios, possibilitando um tratamento mais eficaz e duradouro.
Um tricologista, especialista em terapia capilar, é habilitado para tratar queda de cabelo, oleosidade excessiva, casos de caspa, dermatite seborreica, psoríase, alopecia, eflúvio telógeno - causado por doenças virais - e fios capilares finos quebradiços.
Só médico pode ser tricologista?
Não é apenas o profissional graduado e especializado em medicina que pode atuar com tricologia, auxiliando no processo de tratamento de doenças e transtornos capilares; entretanto, a terapia capilar aparece como frente clínica na especialidade de um médico dermatologista.
O tricologista e terapeuta capilar pode contar com a ajuda de um médico dermatologista para oferecer um melhor atendimento e cuidado ao seu paciente pois, ao contar com uma investigação clínica, consegue desenvolver um melhor plano de tratamento para algumas patologias relacionadas a causas hormonais e déficit de vitaminas.
Em certos casos clínicos, se faz necessária a intervenção de um médico, como por exemplo quando há queda de cabelo severa ou persistente por mais de seis meses, sinais infecciosos no couro cabeludo, doenças que envolvam desregulação hormonal (hipo e hipertiroidismo) e até mesmo depressão.
A popularização da tricologia e a alta demanda por profissionais da área
A tricologia surgiu, a princípio, enquanto uma subespecialidade da dermatologia, ganhando força durante o período pandêmico da Covid-19, quando a necessidade por profissionais especializados no cuidado e tratamento do cabelo e couro cabeludo encontrou uma crescente em razão de uma sequela da infecção por coronavírus - a queda de cabelo, conhecida clinicamente como eflúvio telógeno.
Para suprir a alta demanda do mercado, cursos especializados passaram a integrar o ensino da tricologia em sua grade, especializando profissionais na saúde dos fios e do couro cabeludo e, também, os habilitando para realizar tratamentos de hidratação capilar e outras demandas conectadas a aparência e aspecto estético dos fios.
Os tricologistas e terapeutas capilares, em sua formação, aprendem estratégias personalizadas para atender pacientes oferecendo meios de tratamento que envolvam o uso de produtos específicos, tais como tônicos e shampoos de tratamento com ingredientes específicos. Desta forma, com uma especialização adequada, estes profissionais conseguem melhor auxiliar os indivíduos que estejam passando por algum tipo de transtorno capilar.
Seja um especialista em Tricologia com a Pós USCS
Com a alta demanda por profissionais especializados em Tricologia e Visagismo no Brasil, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul formatou a Pós-graduação em Tricologia e Visagismo, visando oferecer um ensino teórico e prático completo para os alunos que desejam se inserir neste mercado em constante expansão.
A Pós USCS conta com um corpo docente altamente qualificado, formado pelos melhores profissionais da área, todos com ampla experiência na área, prontos para fornecer um ensino completo e de qualidade para que você se torne o profissional dos seus sonhos.
O curso pode ser realizado presencialmente em São Paulo ou no Rio de Janeiro, e tem duração de 18 meses, com carga horária total de 360 horas.
Veja alguns destaques da nossa matriz curricular:
- Introdução em Tricologia;
- Visagismo e harmonização de imagem;
- Cosmetologia aplicada à tricologia;
- E muito mais…
Se atualize como profissional e dê um salto na sua carreira com o Curso de Tricologia e Visagismo da Pós USCS!