Os profissionais da saúde lidam diariamente com as vulnerabilidades humanas. Dentro dos hospitais, há vidas que estão sendo cuidadas, inúmeras pessoas com enfermidades que se agravam e aquelas que sucumbem às doenças e falecem. Em um momento tão delicado como a morte, por exemplo, o profissional da saúde é o elo mais importante entre paciente e família, e quando acontece um óbito ou um agravamento no quadro do paciente, é preciso que o profissional saiba como informar os parentes sobre o ocorrido.
VEJA TAMBÉM:
A liderança em Enfermagem
O que é embolia pulmonar?
Disfunções cognitivas podem ser comuns em pacientes que tiveram COVID-19
No mês de abril, número de mortes de enfermeiros por Covid-19 tem queda significativa
Quando uma pessoa precisa de cuidados mais intensivos e acaba sendo internada, em seus dias de hospitalização, acaba-se criando um elo muito forte entre o paciente, a equipe médica e os familiares. Os profissionais da saúde desempenham um papel importantíssimo no que diz respeito à comunicação com a família e o próprio paciente.
Para que a tarefa de dar más notícias seja feita de forma correta, empática e cuidadosa, é preciso que a equipe médica, muitas vezes, tenha um treinamento para aprender a lidar com esse momento.
Quando há o agravamento de um quadro de saúde, por exemplo, os profissionais precisam ter em mente que a família precisa ser amparada e preparada para enfrentar essa adversidade. Dentro dos hospitais, há muitas vidas envolvidas, e muitas dessas pessoas estão fragilizadas e precisam de alento.
Por isso, identificou-se uma necessidade no mercado de trabalho: oferecer conhecimento para instrumentalizar os profissionais da saúde para que consigam se comunicar e dar más notícias. É através da educação e do aprendizado que muitos conseguem desenvolver estratégias de comunicação para acolher pacientes e familiares.
Em sua matriz curricular, nosso curso de Pós-Graduação em Fisioterapia em Cuidados Paliativos tem a disciplina “Comunicação de más notícias na fisioterapia”, a fim de promover uma ampliação dos conhecimentos acerca da comunicação em momentos de crise e de dificuldade dentro do ambiente hospitalar, preparando os profissionais da área de fisioterapia para lidar com as mais complexas adversidades dentro da rotina médica.
Conheça o nosso curso de Pós em Fisioterapia em Cuidados Paliativos: https://bit.ly/3w32Bwv