Fonoaudiologia é uma especialidade que tem como objeto de estudo as funções biológicas e comportamentais envolvidas na comunicação humana. Essa área tem como objetivo principal facilitar e aprimorar a comunicação.
Um dos principais focos é a reabilitação oral, no caso de alterações neurológicas, síndromes, deficiência auditiva ou atraso na fala. A escrita também pode ser trabalhada na Fonoaudiologia, fornecendo auxílio a pessoas que têm dislexia. Ainda há a possibilidade de trabalhar a respiração, auxiliando indivíduos com problemas de respiração, dificuldades para engolir, mastigar ou sugar.
O papel do fonoaudiólogo
O profissional de Fonoaudiologia trabalhará com diversos aspectos multidisciplinares da comunicação humana, atuando na avaliação, no diagnóstico, na terapia e no aperfeiçoamento de fatores como:
- voz;
- função auditiva;
- linguagem oral e escrita;
- fluência
- articulação da fala;
- respiração;
- deglutição e muito mais.
O fonoaudiólogo pode atender qualquer pessoa em qualquer fase da vida, desde bebês e crianças que estão desenvolvendo a fala, passando por profissionais como atores, locutores e cantores que precisam trabalhar a voz, até idosos com dificuldades de comunicação.
O profissional ainda auxilia pessoas em tratamento de reabilitação em alguma das áreas voltadas à comunicação, linguagem, respiração e deglutição.
Quais as principais áreas de atuação do fonoaudiólogo?
Como profissionais de saúde com foco na comunicação humana oral e escrita, os fonoaudiólogos podem atuar em 12 áreas definidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa).
Confira:
1 - Audiologia
Área voltada para a audição, com atuação do fonoaudiólogo na prevenção de doenças e na promoção da saúde auditiva.
2 - Disfagia
O profissional irá agir nos distúrbios da deglutição dos pacientes.
3 - Fluência
O fonoaudiólogo poderá atuar no diagnóstico, na intervenção e no tratamento de condições ligadas à fluência do indivíduo, como a gagueira.
4 - Fonoaudiologia Educacional
Nessa área, o papel do profissional é otimizar o processo de ensino-aprendizagem em escolas. O fonoaudiólogo deverá prevenir alterações na voz, na audição, na motricidade orofacial e na linguagem oral e escrita.
5 - Fonoaudiologia Neurofuncional
O fonoaudiólogo fará a avaliação, o diagnóstico e a reabilitação de pessoas que tiveram problemas no sistema nervoso.
6 - Fonoaudiologia do Trabalho
O foco do profissional de fonoaudiologia será a promoção de uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho. Ele deverá detectar e diagnosticar riscos, bem como elaborar programas de prevenção nas empresas.
7 - Gerontologia
O cuidado do fonoaudiólogo será voltado a idosos, visando prevenir, avaliar, diagnosticar e reabilitar os problemas ligados a aspectos como audição, fala e linguagem, entre outros.
8 - Linguagem
Essa área relaciona-se com o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. O fonoaudiólogo irá prevenir, diagnosticar e tratar distúrbios na fala e na escrita.
9 - Motricidade
O profissional da fonoaudiologia irá analisar os músculos da face, boca e língua, prevenindo e diagnosticando problemas nas estruturas orofaciais.
10 - Neuropsicologia
O papel do fonoaudiólogo será o de avaliar e indicar o tratamento de distúrbios capazes de afetar a comunicação e a cognição.
11 - Saúde Coletiva
O fonoaudiólogo pode atuar no setor público ou privado, cuidando da saúde de um grupo específico.
12 - Voz
O foco nessa área é prevenir e tratar problemas da voz. O profissional deve, ainda, auxiliar a aperfeiçoar e promover a saúde vocal do paciente.
Oportunidades no mercado de trabalho em fonoaudiologia
Fonoaudiólogos podem atuar em diferentes instituições, conforme a área escolhida. Confira a relação dada pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa):
- Unidades básicas de saúde
- Ambulatórios de especialidades
- Hospitais e maternidades
- Consultórios
- Clínicas
- Homecare
- Domicílios
- Asilos e casas de saúde
- Creches e berçários
- Escolas regulares e especiais
- Instituições de ensino superior
- Empresas
- Meios de comunicação
- Associações
- ONGs
Entre outras que possam requerer o trabalho fonoaudiológico.
Expanda seus horizontes na Fonoaudiologia com a Pós USCS
Após a graduação em Fonoaudiologia, o passo natural é seguir atualizando-se na área, afinal, novos tratamentos sempre estão surgindo no mercado. Além do mais, na saúde, uma pós-graduação faz toda a diferença, pois trata-se de uma área em que há constante demanda de profissionais.
Para se destacar, você precisa se especializar com qualidade. E isso você pode fazer na Pós USCS com nossos cursos de pós-graduação em Fonoaudiologia!
Confira os cursos de Fonoaudiologia disponíveis nas modalidades:
Fonoaudiologia Presencial
Fonoaudiologia A distância
Fonoaudiologia Online/Ao Vivo
Transforme sua carreira na Fonoaudiologia com a excelência de 55 anos de tradição da USCS!