Com as facilidades que temos hoje nos dispositivos móveis que carregamos no bolso, fica quase impossível decorarmos as informações, como as gerações antigas faziam. Acabamos por ficar completamente dependentes das informações que estão presentes nos smartphones, e a nossa capacidade de memorização pode ser afetada pelo uso das novas tecnologias.
Porém, mesmo com a tecnologia acessível para a maioria das pessoas, não podemos deixar de estimular a nossa memória. A capacidade de memorização tem uma influência positiva em todo nosso cérebro, sendo uma de suas funções mais básicas.
Precisamos ter em mente que memorizar informações básicas do dia a dia é importantíssimo e muitas vezes pode nos ajudar em momentos de necessidade. Ao longo dos anos, os seres humanos desenvolveram uma série de técnicas que ajudam no processo de memorização, entre elas a visualização.
VEJA TAMBÉM:
A neuroeducação na prática
Importância e características da Neurociência Comportamental
A inteligência emocional é um ponto a ser aperfeiçoado pelos líderes
A visualização consiste em montar mentalmente uma encenação daquilo que foi lido e precisa ser decorado. Dessa forma, será mais fácil para o cérebro conseguir lembrar-se da cena e processar as informações. É possível utilizar uma técnica de associação para memorizar as informações e acessá-las com maior facilidade. Criando imagens em sua cabeça, comece a fazer associações que levarão à informação principal que precisa ser decorada.
Há também quem prefira a técnica de musicalizar os dados. Isso é bastante compreensível, visto que as músicas têm o poder de grudar em nossa cabeça. Seu efeito em nosso cérebro gera uma grande sensação de bem-estar. Além disso, o cérebro costuma memorizar com maior facilidade as músicas, o que acaba tornando a leitura de textos um processo um pouco mais complexo.
Criar frases absurdas também pode ajudar a decorar listas. Por isso, use a criatividade na hora em que precisar memorizar dados para fazer uma prova, por exemplo.
É importante ressaltar que a nossa capacidade de memorização também depende de uma série de fatores, sejam eles físicos ou mentais. Portanto, precisamos de um organismo saudável, e isso pode ser conquistado através de sono de qualidade, alimentação saudável e uma vida mais ativa fisicamente.
Conheça a Pós-Graduação em Neurociências Aplicadas à Saúde: https://bit.ly/3f09bga